II JORNADA NACIONAL DE LUTA POR SOBERANIA ALIMENTAR E ENERGÉTICA

12 a 17 de Outubro de 2008 – Assembléia Popular e Via Campesina

De 12 a 17 de Outubro, nós que fazemos a Assembléia Popular e a Via Campesina, viemos às ruas em todo país para denunciar os altos preços da comida e da energia. O povo sabe que o preço da comida (feijão, leite, carne...) subiu muito. Mas, sabemos por que tanto aumento?

1) As empresas estrangeiras estão comprando as terras do Brasil para plantar e exportar cana de açúcar, soja e eucalipto, deixando pouca terra para que os agricultores plantem alimentos. Com isso, passamos a comprar de fora os alimentos que podemos produzir aqui como o caso do trigo de que é feito o nosso pão, mais de 80% vem de fora;

2) As empresas estrangeiras estão se apropriando da nossa água e de nossa energia. Aqui na Paraíba, a Saelpa, empresa de energia, foi privatizada, ou seja, vendida para uma empresa portuguesa, a Cataguases Leopoldina com sede em Minas Gerais. Depois disso as contas de energia não pararam de subir. Em agosto as contas anunciavam que teríamos uma surpresa no final do mês, e tivemos: o nome Energisa e o aumento de 15,77%;

3) A Energisa, empresa que mais lucra no Estado da Paraíba, além de trocar os medidores, enganar o povo com o “Projeto Comunidades”, vem desrespeitando a Tarifa Social. O que é isso? É um direito que o povo tem, basta consumir de 80 até 220 KW e ir à Agência com fotocópia de RG e CPF e uma auto-declaração, para que a empresa no mês seguinte faça descontos que vão de 10% a 65%.

Para que possamos ter informação e nossos direitos garantidos precisamos nos organizar e ir pra rua, por isso a Assembléia Popular chama você a se organizar, em seu bairro, escola, sindicato, igreja para lutar por comida e energia barata.

Água e Energia não são Mercadoria! O Preço da Luz é um Roubo!


Assembléia Popular e Via Campesina – PB

Nenhum comentário: