CONFERÊNCIA DOS POVOS DO SÃO FRANCISCO E DO SEMI-ÁRIDO

Entre os dias 25 e 27 de fevereiro, reunindo 200 participantes, ocorreu em Sobradinho (Bahia) a Conferência dos Povos do São Francisco e do Semi-Árido.

Com representantes de 13 estados (AL, SE, PE, BA, PB, RN, PI, CE, MG, RJ, SP, GO e PR) além do Distrito Federal e outros dois países (Alemanha e Argentina), foram apontadas linhas estratégicas norteadoras para dar continuidade, consolidação e unificação das lutas populares, gerais e regionais, pela vida do Semi-Árido e contra a Transposição de Águas do Rio São Francisco.

Portanto, as lutas devem ser realizadas com intensidade e com apresentação das alternativas de desenvolvimento, contrárias ao modelo de “desenvolvimento” adotado atualmente, que tem aumentado conflitos e desigualdades.

Tais reflexões e encaminhamentos foram resultados de palestras, debates, plenárias e celebrações durante a Conferência. Como um dos encaminhamentos, o dia 1º de Abril, por ser considerado o “Dia da Mentira”, foi escolhido como o Dia Nacional de Luta Contra a Transposição.

O encerramento aconteceu no final da tarde do dia 28, com uma celebração nas margens do Rio São Francisco e a concretização da “Carta de Sobradinho – São Francisco e Semi-Árido se unem pela Vida”. O documento é a reunião dos principais indicativos, pontos debatidos e encaminhados na Conferência.

Algumas das entidades/organizações presentes: MPA; MAB; MMC; MST; MMM; CPP; CPT; Cáritas; IRPAA; STRs; SINDAE; Pólo Sindical de Petrolina; Fórum Permanente da Bahia em Defesa do São Francisco; CIMI; Frente Cearense por uma Nova Cultura das Águas e Contra a Transposição; Frente Paraibana em Defesa da Terra, das Águas e dos Povos do Nordeste; CESE; KOINONIA; CAA; Ministério Público da Bahia; Comitê Paulistano Contra a Transposição; PJMP; Conlutas; DCE de Minas Gerais; Consulta Popular; CRB; Comunidades Indígenas Pipipã, Truká e Tupã; Quilombolas; Vazanteiros; Geraiseiras; Catingueiras; Pescadores, entre outras.

ASSEMBLÉIA POPULAR

"Mutirão por um novo Brasil!"
A Coordenação Municipal das Assembléias Populares de Santa Rita/PB convoca 2 (dois) integrantes de cada movimento, entidade, grupo, pastoral, ONG... para juntos/as planejar as Assembléias Populares e formar a Coordenação Ampliada do município de Santa Rita/PB.

Para tanto, propõe-se um primeiro encontro para o dia 19 de março de 2008 (dia da emancipação política de Santa Rita/PB), as 19:00hs, no Centro Pastoral de Tibiri II, Avenida Patos, S/N, ao lado da Escola CNEC.
*Contatos:
-Elson – 32295401 / 88159042
-Fabianni – 32171665
-Graça – 32173875

“Essa luta é nossa, essa luta é de todos!
É só lutando que constrói um Brasil Novo!”

08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DE LUTA DAS MULHERES

"Mulheres da Via Campesina em Luta
Contra as Transnacionais e o Agronegócio!"



















As mulheres da Via Campesina realizaram manifestações, protestos e ocupações em 17 estados contra o agronegócio e em defesa da Reforma Agrária. As ações aconteceram desde o dia 1º de Março e fazem parte da Jornada Nacional que celebra o Dia Internacional de Luta das Mulheres, em 8 de Março.

Em São Paulo e Santa Catarina (contra a Monsanto); Distrito Federal, Paraná e Rio de Janeiro (contra a Syngenta); Rio Grande do Sul (contra a Stora Enso); Pernambuco (contra monocultura da cana); Mato Grosso do Sul (contra a Cargill); Maranhão, Espírito Santo e Minas Gerais (contra a Vale – ex-companhia Vale do Rio Doce); Ceará (contra a transposição); Rondônia, Mato Grosso, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pará (com pautas estaduais).

A Via Campesina protesta contra a liberação de duas variedades de milho transgênico pelo Conselho Nacional de Biossegurança, que demonstra, mais uma vez, que o governo Lula fez uma opção política pelo agronegócio e pelas grandes empresas estrangeiras da agricultura, deixando de lado a Reforma Agrária e a agricultura familiar.