CAMPANHA "O PREÇO DA LUZ É UM ROUBO!"

A Assembléia Popular Nacional vem construindo o debate e a luta da questão energética no Brasil há bastante tempo. A primeira vez que esse debate se tornou mais conhecido, foi na tentativa de denunciar as altas taxas de energia cobradas aos/as cidadãos/ãs em contradição com os privilégios que as grandes empresas dispõem. Foi exatamente em 2007 no plebiscito da Vale, em que trouxemos a questão para que o povo opinasse. Em 2008 o conjunto dos debates, das mobilizações e formações é na tentativa de garantirmos ao maior número de pessoas (18 milhões de brasileiros/as) a chamada “Tarifa Social”, garantida por lei sob a forma de liminar, na qual todos/as aqueles/as que consomem até 220 kW serão considerados automaticamente como “Tarifa Social”, o que significa desconto que podem chegar até 65%.

Aqui na Paraíba, a Assembléia Popular vem travando uma luta com a empresa que mais lucra no estado, a ENERGISA (antiga SAELPA), do grupo Leopoldina Cataguazes, sediado em Minas Gerais, mas com capital estrangeiro Português. A ENERGISA tem se recusado a receber as auto-declarações que garantem ao povo o direito à Tarifa Social. Por outro lado seguimos na realização de dezenas de Assembléias Populares em vários municípios, em que além da mobilização em torno das entregas de auto-declaração, também alertamos para a forma dissimulada, manipuladora e criminosa com que a Energisa vem tratando o tema da energia, em especial aos mais pobres através de seu cartão de visitas, o “Projeto comunidades”.

Ainda não bastassem essas, e outro conjunto de problemas causados a população, esse quadro se agrava com mais um golpe certeiro no bolso do povo. No dia 27 de agosto, a Energisa reajustou o preço da energia em 15,77%, motivo esse que gerou revolta e indignação aos movimentos sociais populares e a sociedade em geral. Sessões especiais na Assembléia Legislativa e na Câmara de Vereadores/as de João Pessoa marcaram a disposição e o sentimento de repúdio a uma empresa que tem como figura maior o seu presidente, Marcelo Rocha, símbolo da ganância, da ameaça e da arrogância, expressa em frases como: "é melhor uma energia cara e boa do que uma escuridão barata”.
Por isso afirmamos que o momento nos exige levar a indignação adiante, e com um plano de ações que tenham as ruas e as comunidades como foco, realizando Assembléias Populares mais amplas possíveis.


Fonte: Rede Jubileu Sul Brasil / Assembléias Populares da Paraíba – http://www.jubileubrasil.org.br

Nenhum comentário: