GRITO CONTINENTAL DOS EXCLUÍDOS E EXCLUÍDAS

12 de Outubro de 2008 – “Por Trabajo, Justicia y Vida”

O Grito dos Excluídos é uma grande manifestação popular para denunciar todas as situações de exclusão e assinalar as possíveis saídas e alternativas. Que no dia 07 de setembro (no Brasil) e no dia 12 de outubro em toda a América, há 12 anos, mobiliza milhões de pessoas sob o lema “Por Trabajo, Justicia y Vida”.

Antes de tudo, é uma dor secular e sufocada que se levanta do chão. Dor que se transforma em protesto, cria asas e se lança no ar. De ponta a ponta do país ou do continente, o povo solta ao vento o seu clamor, longamente silencioso e silenciado. É um grito que ganha os ares, entra pelas portas e janelas, toma os espaços.

Tem como objetivo unificar todos os gritos presos em milhões de gargantas, desinstalar os acomodados, ferir os ouvidos dos responsáveis pela exclusão e conclamar todos à organização e à luta. É o grito dos empobrecidos, dos indefesos, dos pequenos, dos sem vez e sem voz, dos enfraquecidos - numa palavra, o grito dos excluídos. Quer ser uma instância articuladora, animadora e interpeladora dos movimentos sociais; um espaço facilitador das diversas lutas e demandas sociais.

O Grito ocorreu em países como: Argentina, Paraguai, Chile, Peru, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, Brasil, Bolívia e Cuba.

Nossas Vozes, nossos direitos. Por um mundo sem muros!
Pela integração dos Povos e pela Cidadania Universal!


Fonte: Secretaria Continental Grito dos Excluídos – www.gritodosexcluidos.com.br

Nenhum comentário: