Vídeo da Marcha Estadual "Contra a Crise: Reforma Agrária Já!"

Marcha na Paraíba chega a João Pessoa - Contra a Crise e pela Reforma Agrária

"É por amor a esta Pátria-Brasil, que a gente segue em fileira". A abertura da Semana da Pátria deste ano de 2009 teve outro tom na Paraíba. Foi na manhã desta terça-feira, 01 de setembro, que os 300 trabalhadores e trabalhadoras da Via Campesina e Assembléia Popular, organizados na Marcha Estadual “Contra a Crise: Reforma Agrária Já”, após horas de caminhada, chegaram a João Pessoa, capital do estado, tendo percorrido os últimos 15 km do trajeto, a partir de Santa Rita.

A Marcha que partiu de Campina Grande no dia 14 de agosto, com destino a João Pessoa, passando por mais de quinze municípios e totalizando mais de 180 km percorridos a pé, ao longo dos seus dezenove dias, teve como principais objetivos denunciar a crise, os altos preços da energia elétrica e a situação dos/as 4,5 mil atingidos/as pela Barragem de Acauã, além de discutir a importância da Reforma Agrária e denunciar a crescente violência que os trabalhadores/as vêm sofrendo no estado, através de torturas e homicídios.

Quando da chegada no Parque Solón de Lucena (Lagoa), no centro de João Pessoa, apesar do cansaço, a emoção tomou conta dos/as marchantes. Podia-se ver vários/as pessoas chorando, se abraçando, celebrando mais uma etapa desta luta, que ficará na memória de cada um/a daquelas mulheres e homens de luta.

Os/as trabalhadores/as montaram barracões de lona preta para os alojamentos, cozinha e banheiros e permanecem acampados/as no centro da capital paraibana, onde devem realizar diversas atividades, dentre elas atos públicos, palestras, assembléias populares, celebrações e festas.

No cronograma também está o 15º Grito dos/as Excluídos/as. A concentração será às 13h, no dia 03 de setembro, no local do Acampamento. Nesta oportunidade, participarão diversos movimentos e organizações sociais e populares, como o Movimento Nacional de Luta pela Moradia, a Marcha Mundial das Mulheres e Centro de Direitos Humanos Dom Oscar Romero, além dos/as trabalhadores/as da Via Campesina e Assembléia Popular. O Grito será organizado em seis blocos, e terá como tema: “Vida em Primeiro Lugar: A Força da Transformação está na Organização Popular”. Serão tratadas as temáticas de: Direitos Humanos, Reforma Agrária, Reforma Urbana, Em defesa da Natureza, Educação Pública e Criminalização dos Movimentos Sociais e da Pobreza.

Na Paraíba, o Grito também acontecerá em Guarabira (06/09), Campina Grande (06/09) e Santa Rita (07/09), entre outros municípios.

A Marcha não acaba em João Pessoa! Ela prossegue, na esperança que o exemplo e a força que brota de Lutadoras e Lutadores do Povo, despertem e animem os demais trabalhadores e trabalhadoras, convocando o Povo Paraibano, na certeza de que é possível unir o Campo e a Cidade, na construção de um Projeto Popular para o Brasil.

Pátria Livre! Venceremos!


Texto e Fotos: Elson Matias