CELEBRAÇÃO LATINO-AMERICANA E CARIBENHA DOS 800 ANOS DO CARISMA FRANCISCANO



A América Latina é um continente "amigo de São Francisco" e, por natureza, inclinado para a vivência do carisma franciscano. A história de sua evangelização é marcada pelas pegadas de franciscanos/as que, neste chão, viveram e testemunharam o projeto de vida de Francisco e Clara de Assis. Os 800 anos do Carisma é uma ocasião para refazermos a caminhada, em clima celebrativo. A proposta é a de fazer um processo de volta às fontes, de fazer memória para retomar com mais vigor a caminhada.

Objetivos:
1. Despertar para a necessidade e urgência de uma "refundação", de releitura e uma nova maneira de viver o Carisma Francisclariano nos tempos atuais, com o compromisso missionário que deverá surgir da análise da realidade em cada região ou país;


2. Acentuar a "dimensão secular, laical" de nosso carisma e a co-responsabilidade de franciscanos/as seculares na promoção e atualização do mesmo, dentro de nossa família, nas Igrejas, entre todas as pessoas em sintonia com esta espiritualidade e as diversas culturas e crenças;


3. Inspirados/as no testemunho de Clara de Assis, promover a dimensão e todos os valores femininos do Movimento Francisclariano;


4. Descobrir, viver e testemunhar, como Família Franciscana e como simpatizantes de Clara e Francisco, o modelo de Igreja expresso na forma de vida de ambos;


5. Gerar uma reflexão profunda sobre a dimensão sócio-política do Carisma a partir do modelo de sociedade que queremos, a partir dos conceitos-chave do Movimento Francisclariano como: distribuição eqüitativa dos bens, sentido da função social da propriedade, justiça, paz, reverência com a Criação, fraternidade/sororidade, minoridade, reconciliação, não-violência e a paz;


6. Assumir o caráter e a dinâmica de um movimento re-evangelizador no interior dos institutos francisclarianos, procurando dar uma resposta institucional às expectativas de nossos povos;


7. Escutar e criar espaço para compartilhar idéias e ações que nascem a partir do novo que está sendo gestado em nossa sociedade em relação a: direitos humanos, marginalização, políticas opressoras, invasão cultural, preservação do meio ambiente, unindo e integrando todas as pessoas que compartilham deste sonho;


8. Elaborar um documento final que recolha o sentir e a vivência das pessoas que sintonizam com a espiritualidade francisclariana a nível continental, propondo linhas de ação em favor de uma Igreja mais comprometida com o povo e que aponte para uma sociedade mais justa e mais fraterna.

Em síntese, o propósito desta caminhada é ajudar-nos a "aterrissar" o carisma francisclariano, através de projetos concretos que nos aproximem mais dos pobres, que sejam passos significativos na globalização dos valores mais marcantes de nossa espiritualidade.


Além das celebrações que deverão acontecer em cada país, decidiu-se, na Assembléia Continental do Curso Básico do Carisma Missionário Franciscano (CBCMF), realizada em Cochabamba, Bolívia, no mês de março de 2004, marcar a festa dos 800 com a realização de um Fórum Continental. O Brasil foi escolhido para sede desta importante celebração para a Família Francisclariana da América Latina e Caribe e, com alegria e seriedade, está fazendo os encaminhamentos necessários. A Família Franciscana do Brasil (FFB), através de seu Conselho Diretor, abraçou a responsabilidade com entusiasmo, delegando a Coordenação dos trabalhos ao CBCMF.


Nos dias 17 a 19 de outubro de 2008, em Brasília, estaremos nos debruçando sobre nossa caminhada franciscana. Serão 03 dias de análise, reflexão, debate, oração, testemunho e celebração em torno da concretização do sonho de Francisco e Clara de Assis, hoje, no chão sagrado da América Latina e Caribe.


Nestes dias refletiremos temas de nossa espiritualidade orientados por especialistas nos mesmos, conheceremos nossa prática missionária através de clips eletrônicos, painéis, exposições, manifestações artísticas; refletiremos nossa prática em oficinas temáticas relacionadas à missão franciscana hoje nos sub-temas: Juventude; Justiça, Paz e Ecologia; Educação Franciscana; Política; os Excluídos; Questão de Gênero; Negritude; Povos Indígenas; Contemplação, Expressão Corporal; Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso; Dimensão Lúdica Curso Básico Carisma Missionário Franciscano.


À luz de nossas reflexões e avaliações poderemos elaborar, não uma carta de princípios, mas uma pauta de "compromissos vinculantes", para nós franciscanos e franciscanas e para a sociedade como um todo. Uma releitura da Carta aos Governantes, que apresentaremos aos dirigentes de nossos países, como nossa contribuição na construção de uma sociedade baseada na justiça e no direito.


Oportunamente, divulgaremos maiores detalhes deste importante evento. Por enquanto, é só ir preparando o coração, reservar a data e mobilizar-se para possibilitar a participação do maior número possível de pessoas.



Irmã Maria Fachini - Coordenadora do CBCMF

FRATERNIDADES DE JUFRA


PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MONTE ALVERNE


GRUPOS, COMUNIDADES E ORGANIZAÇÕES ENVOLVIDAS COM O XI MONTE ALVERNE DA JUFRA DA PARAÍBA

*Grupo Juventude Unida na Caminhada;
*Fórum Municipal das Juventudes;
*Comunidades Eclesiais de Base;
*Comunidade João XXIII;
*Comunidade N. Sra de Fátima;
*Comunidade N. Sra da Conceição;
*Comunidade N. Sra Aparecida;
*Comunidade Cristo Rei;
*Legião de Maria;
*Centro Hélder Câmara de Animação Espiritual;
*Padres da Arquidiocese da Paraíba;
*Missionários Combonianos em Tibiri II;
*Centro de Direitos Humanos, Econômicos, Culturais e Ambientais;
*Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra;
*Consulta Popular;
*Pastoral da Criança;
*Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Santa Rita/PB;
*Setor Juventude da Arquidiocese da Paraíba;
*Comunidade Ecumênica Dom Oscar Romero (CEBs do Estado de São Paulo);
*Paróquia do Alto das Populares;
*Ordem Franciscana Secular;
*Articulação de Leigas e Leigos de Santa Rita/PB;
*Irmãs Franciscanas de Santo Antônio;
*Pequenas Comunidades de Irmãs Inseridas;
*Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria;
*Direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental Aline Silva Madruga;
*Pia Sociedade de São Paulo (Paulus);
*Pia Sociedade Filhas de São Paulo (Paulinas);
*Ordem dos Frades Menores Capuchinhos;
*Movimento de Promoção da Mulher;
*Famílias do Bairro.

XI MONTE ALVERNE DA JUFRA DA PARAÍBA





Entre os dias 04 e 06 de Abril, realizou-se em Santa Rita/PB, o XI Monte Alverne da Paraíba. O Monte Alverne constitui-se um retiro espiritual, um encontro de oração e reflexão da Juventude Franciscana da Paraíba.

Iluminados/as pela “Campanha da Fraternidade” deste ano, e pelas comemorações dos “800 Anos do Carisma Franciscano”, o tema rezado/refletido no XI Monte Alverne foi: “Missão Franciscana: Defender a Vida, denunciar a morte, alimentar a Esperança". Foram três dias onde os/as jufristas buscaram, enquanto jovens franciscanos/as, rezar, refletir e encontrar caminhos para a luta em defesa da Vida. “Para que TUDO tenha Vida, e Vida em abundância!”
Na sexta-feira, 04/04, os/as jovens foram acolhidos/as no Centro de Reuniões João XXIII, onde fizeram a inscrição, e puderam jantar juntos/as. Logo após, celebraram a Eucaristia, presidida pelo Pe. Luiz Carlos (padre da Paróquia do Alto das Populares), juntos com as Comunidades Eclesiais de Base do Bairro Santa Cruz e Popular. Depois, fizeram uma breve apresentação, conhecendo o nome e o município de cada participante do Encontro. Os/as jovens, então, foram alojados/as na Escola Estadual Aline Silva Madruga.

No sábado, 05/04 pela manhã, os/as jovens foram à Comunidade João XXIII, onde rezaram o Ofício Divino da Juventude, preparado pelo CEHCAE (Centro Hélder Câmara de Animação Espiritual), refletindo o Evangelho dos discípulos de Emaús. Durante a oração da manhã, contaram com a presença das CEBs Cristo Rei, João XXIII e N. Sra Aparecida, e também foram acolhidos Wigna (Secretária Fraterna Regional) e Thiago (Subsecretário Regional de Formação). Logo após, retornaram à Escola Aline Silva Madruga para tomar o café da manhã. Depois do café, de volta à Comunidade João XXIII, o Pe. Josenildo Francisco expôs e facilitou o debate sobre o tema central do XI Monte Alverne: “Missão Franciscana: Defender a Vida, denunciar a morte, alimentar a Esperança”. Além disso, a Irmã Dorinha (Irmã Franciscana de Santo Antônio) falou sobre a Celebração Latino-Americana e Caribenha dos 800 Anos do Carisma Franciscano, que acontecerá de 17 a 19 de outubro deste ano, em Brasília/DF. Então, os/as jovens se encaminharam para o Centro João XXIII, e assistiram ao filme “O Anel de Tucum”. Após o almoço, ocorreu um momento de deserto e de reflexão sobre a temática da Vida. Logo após, Flávio Rocha facilitou a exposição e o debate do sub-tema: “Franciscanos/as e a Defesa da Vida”, enfatizando a Integridade da Criação. Ao pôr do sol, os/as jovens rezaram o Terço nas ruas do Bairro, logo após jantaram todos/as juntos/as. À noite, se reuniram na Comunidade João XXIII onde se iniciou a Vigília em Memória dos/as Mártires. Após a Abertura, com o acendimento do círio, os/as jovens caminharam pelas ruas do Bairro Santa Cruz, levando a Cruz com os nomes de mártires e a colcha de retalhos com os nomes das Fraternidades, Grupos e Comunidades presentes no Encontro. Chegando até a Comunidade Cristo Rei, continuaram a Vigília, até às 22:00hs com o sub-tema: “Vidas pela Vida”, seguindo o roteiro do Ofício dos Mártires da Caminhada. Quando voltaram à Escola Aline Silva, ocorreu uma reunião dos/as Subsecretários/as Locais de Formação e o Secretariado Fraterno da JUFRA – Regional Nordeste A3.

No domingo, 06/04 pela manhã, os/as participantes do Encontro retornaram à Comunidade Cristo Rei, onde celebraram a Eucaristia, presidida pelo Pe. Aléssio (Missionário Comboniano em Tibiri II – Santa Rita/PB), com as Comunidades do Bairro Santa Cruz e Popular. Ao retornar à Escola Aline Silva, foram apresentadas a organização e a atual composição do Secretariado Fraterno da JUFRA – Regional Nordeste A3, além dos informes dos próximos Encontros e Reuniões Regionais e Estaduais da JUFRA. A Fraternidade escolhida para acolher o XII Monte Alverne, em 2009, foi a Fraternidade Cavalheiro da Pobreza, no município de Pirpirituba/PB. Logo após, a Fraternidade Local (Irmão Sol com Irmã Lua) apresentou a Prestação de Contas do XI Monte Alverne (pág. 2), e facilitou a Avaliação, através de três pontos: 1) Que bom! 2) Que pena! 3) Que tal?

O XI Monte Alverne da JUFRA da Paraíba foi encerrado oficialmente com a Oração dos 18 Anos de Caminhada da JUFRA em Santa Rita/PB. E com o gesto de colocar, no dedo de cada jovem presente, um anel de tucum dado pela Fraternidade Local, como símbolo do compromisso com a defesa da Vida e com a denúncia da morte, alimentando, assim, a Esperança.