20ª ROMARIA DA TERRA - ARQUIDIOCESE DA PARAÍBA

Reforma Agrária e Justiça Social – 20 anos de Caminhada em Defesa da Vida

“Bendita e louvada seja esta santa romaria...” (Zé Vicente)

Entre os dias 20 e 21/09, aconteceu pela 20ª vez a “Romaria da Terra” organizada pela Comissão Pastoral da Terra e pelo Setor Social, da Arquidiocese da Paraíba. Desta vez, foi na Região Agreste, do município de Ingá até a Fazenda Quirino (em Juarez Távora), tendo um percurso de 14 km.

A Romaria iniciou-se as 20:00hs com a Acolhida aos Romeiros e Romeiras. Após houve uma Celebração Eucarística, presidida por Dom Tomás Balduíno (arcebispo emérito de Goiás e conselheiro da CPT) e co-celebrada por muitos padres da Diocese, além do querido Frei Anastácio (atual superintendente do INCRA-PB). As Comunidades rurais e urbanas celebraram a vida, a memória e a história do Povo de Deus e do Deus do Povo. A Comissão Diocesana das CEBs entrou com a Palavra de Deus ladeada por quatro tochas feitas pelas Comunidades. No ofertório, os/as agricultores/as ofereceram os frutos do trabalho da Mulher e do Homem.

Ao som de “Já chegou a hora, tempo de alegria, festa dos pequenos nesta grande Romaria” (Zé Vicente) os romeiros e romeiras iniciaram a caminhada até a 1ª parada, na Fazenda Balanço, onde partilharam o lanche e dançaram ciranda e forró com o padre Rui Braga. Já haviam andado seis quilômetros e meio. Destacavam-se no meio do povo as bandeiras dos movimentos sociais: MST, MAB, CPT, MOTU, MMC. Prosseguindo a caminhada, por mais cinco quilômetros, a Romaria fez a 2ª parada na Comunidade de Goiti, onde os/as trabalhadores/as partilharam com os/as romeiros/as o café quentinho, com beiju e bolacha.

Três quilômetros depois da parada, já raiando o dia e o sol já chegando, os romeiros e romeiras adentraram a Fazenda Quirino, destino da 20ª Romaria da Terra. Junto com os/as moradores/as foi plantando um grande cruzeiro, e abençoado o fogo e água, e foram distribuídas muitas fitinhas coloridas com a inscrição: “20 anos de Romarias em Defesa da Reforma Agrária”. Dom Tomás Balduíno pediu a bênção de Deus para o povo, Frei Anastácio falou sobre o processo de desapropriação da Fazenda Quirino, e todo o povo se comprometeu a prosseguir na luta pela terra, pelas águas, pela Vida.

Que nossos/as mártires Margarida Alves, Bila, Zé de Lela, Zé Silvino, Antônio Chaves, Sandoval, Joaquim Teotônio, Nêgo Fuba, Pedro Fazendeiro... e tantos/as outros/as nos dê cada vez mais a mística do exemplo. Vamos segui-los/as na romaria cotidiana, que é mais um passo rumo à Terra Prometida.


Texto: Elson Matias

Nenhum comentário: