FRANCISCANOS/AS CONTRA A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO E ETANOL

17 a 19/10/2008 – 800 Anos do Carisma Franciscano

Um grupo formado por cerca de 1200 pessoas aproveitou a comemoração pelos 800 anos do movimento franciscano para realizar um gesto político.

Após percorrer a pé a Esplanada dos Ministérios, os leigos/as e religiosos/as foram recebidos no dia 19/10 pelo vice-presidente da República, José Alencar, e entregaram uma releitura da Carta aos Governantes, de São Francisco de Assis, com críticas ao modelo econômico mundial, à política de juros e aos agro-combustíveis.

Em meio às mensagens religiosas exibidas ao longo da caminhada, uma crítica à transposição das águas do Rio São Francisco se destacava com os dizeres: “Revitalizar Sim, Transpor Não. Todo Apoio a Dom Luiz Cappio e Movimentos Sociais”.

Dom Cappio, que em 2007 fez uma greve de fome de 24 dias em protesto contra a transposição do Rio São Francisco, foi premiado no dia 18/10 com o Prêmio pela Paz, da organização Pax Christi Internacional.

“Somos a favor de uma nova ordem econômica e política, que priorize um modelo de desenvolvimento com mais justiça social, com menos famintos, marginalizados, excluídos”, apontou a religiosa Maria Vilani, da Família Franciscana do Brasil (FFB).

No texto entregue ao vice-presidente, o grupo também critica a “exploração indiscriminada” dos recursos naturais em detrimento das comunidades tradicionais e das populações nativas.

“Há um uso abusivo de transgênicos e agro-combustíveis, ameaçando inclusive a segurança alimentar; é um modelo de desenvolvimento perverso”, afirmou Maria Vilani.

Após a leitura e entrega formal do documento, o grupo foi convidado pelo vice-presidente a subir a rampa principal e conhecer o Palácio do Planalto.


Texto: Agência Brasil – www.agenciabrasil.gov.br; Fotos: Lenivaldo Carvalho.

Nenhum comentário: