Festa da Vida e da Luta - Memória da 4ª Festa dos/as Mártires da Caminhada Latino-Americana

“Depois da nossa partida lembrem-se de nós.
Não nos deixem no esquecimento.
Evoquem nossos rostos e nossa palavra.”
(Trecho do Popol Vuh – Texto Sagrado do Povo Maia)

Era noite do dia 11 de outubro de 1963. A Praça de São Pedro, em Roma, estava lotada de fiéis. Muitos/as não compreendiam a fundo as mudanças que ocorreriam daquela noite em diante, não percebiam ainda a força histórica, a importância e as dificuldades que surgiriam a partir daquele acontecimento. "Poderíamos dizer que até mesmo a Lua está com pressa esta noite… Observem-na, lá no alto, está a olhar para este espetáculo…" (Papa João XXIII). Era a abertura do Concílio Vaticano II.

Era noite do dia 11 de outubro de 2009. Às margens do Açude de Santa Rita, na Paraíba, encontravam-se (re)unidos/as cerca de 80 mulheres e homens. Alguns/mas já compreendem a fundo as mudanças que devem ocorrer daquela noite em diante, já percebem a força histórica, a importância e as dificuldades que surgirão a partir daquele acontecimento. “Na tua luz, Senhor, toda noite é dia, o resplendor da Páscoa a terra alumia.” (Abertura do Ofício de Vigília). Era a abertura da 4ª Festa dos/as Mártires da Caminhada Latino-Americana.

No Domingo, Dia do Senhor, o povo foi-se reunindo. Quem eram? De onde vieram? Quem eram essas mulheres e homens que estavam vestidos/as com roupas de festa e de luta? São os/as que chegaram “do sul e do norte, do leste e do oeste, de todo lugar” e que querem manter viva a memória dos nossos/as mártires e se comprometer com suas causas, que são as Causas da Vida, da Justiça, do Reino. Mulheres e homens, crianças e jovens, adultos/as e idosos/as.

Ao redor da cruz martirial, da luz do Círio Pascal, das bandeiras das lutas pela vida e das folhas de palmeira, Jandira* traz os motivos da Celebração. Cantam que “Deus chama a gente pra um momento novo” e o ministro da Palavra, Flávio*, saúda o povo em nome do Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Na Recordação da vida, retira-se do balaio muitos cartazes das diversas lutas e atividades de 2009... Romaria da Terra, Grito dos/as Excluídos/as, Campanha O Preço da Luz é um Roubo, Pela Retirada das Tropas do Haiti, Pelo Limite da Propriedade da Terra... trazidos para o centro.

Inicia-se a caminhada, como o povo de Deus no deserto guiados/as por uma coluna luminosa, seguimos todos/as atrás da Cruz e do Círio. Carregamos conosco as bandeiras das lutas, as palmeiras do martírio-esperança (“Vestiam vestes brancas e traziam palmas na mão.” (Ap 7,9c)), uma faixa “Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais e da Pobreza”, os cartazes e diversos símbolos da luta e da vida. E seguimos cantando, “Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão”.

Na Rua da Macaíba, toca-se o sino da Comunidade Santa Clara, forma-se novamente um círculo e Flávio* e Fátima* convida-nos, povo em caminhada, a reconhecer nossos pecados, os pecados da Sociedade e da(s) Igreja(s). Pelas vezes que aprisionamos a Palavra de Deus em nós mesmos, pelas vezes que ficamos calados/as diante de tanta morte, pelas vezes que não damos continuidade à caminhada dos/as que tombaram na luta. E cantamos, “Mudai de vida, mudai, convertei-vos de coração! Fazei a vontade do Pai, amai, servi aos irmãos, fazei a vontade do Pai, lutai por um mundo de irmãos; Fazei a vontade do Pai, o chão é de todos e o pão.” Seguimos até a capela da Comunidade Santa Clara cantando “Mataram mais um irmão.”, chegando lá entoamos o Cântico de Glória ao Deus da Vida, que “venceu a morte e a dor pra nos dar força e valor”.

Na capela da Comunidade com muitas fotos dos/as mártires, “ao redor de uma grande nuvem de testemunhas” (Hb 12,1), Cleide* conta a leitura da Carta de São Paulo aos Hebreus 4,12-13, “A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes.”. Cantamos com Luiza* o Salmo 89, “Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor, e exultaremos de alegria!”. E Sueli* fez a leitura da história da Festa dos/as Mártires. Certos/as de que “toda palavra de vida é Palavra de Deus”, ouvimos o anúncio da Boa Nova proclamada por Flávio*, “Vá, venda tudo o que tens e dá aos pobres (...) e depois vem e segue-me”. Em seguida, Flávio* nos ajuda a refletir a partir do tema da Festa: “Mártires da Caminhada: Testemunhas de Vida e Missão”.

Cantamos a Ladainha dos/as Mártires da Caminhada, enquanto Thiago* e Bete* distribuíram as fitinhas vermelhas, que foram utilizadas no final da Celebração. Ao som de “Ofertar pra meu povo é dar a vida, a vida inteira oferecida” uma arupema com sete pães passou de mão em mão até chegar ao altar, oferta generosa do Povo ao Deus da Vida. Bendizemos, louvamos e rezamos à oração da unidade, o Pai Nosso dos Mártires. Prosseguimos com a partilha dos pães, em memória de Jesus, enquanto se cantava: “Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão!”.

Com sua espontaneidade, Seu Sebastião*, animador da Comunidade Santa Clara fez os agradecimentos aos/as participantes. Rezamos a oração da Irmandade dos Mártires da Caminhada e, erguendo as fitinhas vermelhas, cantamos: “Vidas pela Vida, Vidas pelo Reino, Vidas pelo Reino. Todas as nossas vidas, como as suas vidas, como a vida d’Ele, o Mártir Jesus”. Amarramos as fitinhas vermelhas nos punhos uns/as dos/as outros/as, em sinal de união, compromisso e fidelidade.

Cantando “Se é pra ir pra luta eu vou, se é pra tá presente eu tô. Pois na vida da gente o que vale é o amor”, abraçamo-nos e fomos enviados/as em missão para a Festa cotidiana da vida e da luta, como ficou eternizado na voz de Mercedes Sosa, seguimos na certeza de “que a morte não me encontre, um dia, solitário, sem ter feito o que eu queria”. Mártires da Caminhada! Prosseguiremos sua estrada!


Elson Matias.
elson_eumesmo@hotmail.com
www.formigueiroap.blogspot.com

*As pessoas citadas são membros de Comunidade Eclesiais de Base, e de diversas Pastorais, Movimentos Sociais e Populares, Grupos e Associações, fermento e ferramentas na construção do Reino da Vida.

-Fotos em: http://picasaweb.google.com/ElsonCEBs/4FestaDosAsMartiresDaCaminhadaLatinoAmericana2009#

Fotos da 4ª Festa dos/as Mártires da Caminhada Latino-Americana - Santa Rita/PB