AGENDA LATINO-AMERICANA MUNDIAL - 2008


Ante a velha política, decepcionante e decadente, brota uma vida nova, disposta a voar o sonho da utopia da eterna humana polis renovada, à medida dos sonhos que alimentamos.

Mesmo que aumente o desânimo ante os muitos desencantos da política real, reivindicamos que, nesta, como em todas as horas, o compromisso político faz parte do ser humano integral, imprescindivelmente. Queremos seguir sonhando com todo realismo...

O livro latino-americano mais difundido, cada ano, dentro e fora do Continente.

Sinal de comunhão continental e mundial, entre as pessoas e as comunidades que vibram e se comprometem com as Causas Grandes da Pátria Grande, como resposta aos desafios da Pátria Maior.

Um anuário da esperança dos pobres do mundo a partir da perspectiva latino-americana. Um manual companheiro para ir criando a “outra mundialidade”. Uma síntese da memória histórica da militância e do martírio da Nossa América. Uma antologia de solidariedade e criatividade.
Uma ferramenta pedagógica para a educação, a comunicação, a ação social ou a pastoral popular.

Da Pátria Grande para a Pátria Maior.

Acesse: latinoamericana.org

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL (FSM) - 2008


Chamado para um Dia de Mobilização e Ação Global

Somos milhões de mulheres e homens,
organizações, redes, movimentos e sindicatos de todas as partes do planeta,
aldeias e regiões, zonas rurais e centros urbanos
de todas as idades, povos, culturas e crenças
unidos e unidas pela firme convicção que
OUTRO MUNDO É POSSÍVEL!

Com toda nossa pluralidade, diversidade e riqueza de alternativas e propostas lutamos contra o neoliberalismo, a guerra, o colonialismo, o racismo e o patriarcado que geram violência, exploração, exclusão, pobreza, fome, desastre ambiental e negação dos direitos humanos.

Há muitos anos estamos resistindo e construindo processos inovadores, de novas culturas de organização e ação, do local ao global, em particular, através dos processos e Carta de Princípios do Fórum Social Mundial, do qual emerge esta chamada.

Conscientes da necessidade de construir nossa própria agenda e de aumentar o impacto dessas milhares de expressões e manifestações, nos comprometemos a reforçar a solidariedade e as convergências entre nossas lutas, campanhas, construções de alternativas e alianças.

Nos comprometemos com uma Semana de Ação que culminará em um Dia de Mobilização e Ação Global em 26 de Janeiro de 2008.

Convidamos todos e todas que, dentro da diversidade que é nossa força, realizem criativamente nesta data ações, atividades, eventos e convergências sobre temas e em formatos que lhes sejam próprios.