3ª FESTA DOS/AS MÁRTIRES DA CAMINHADA LATINO-AMERICANA

11/10/2008 – “Mulheres e homens de fé, à serviço do Reino da Vida”

“Venham todos, cantemos um canto que nasce da terra,
canto novo de paz e esperança, em tempos de guerra.”

(Zé Vicente – CE)

Numa comunhão de afeto, memória e compromisso, nossos corações se encheram de alegria e de paixão quando celebramos, no dia 11 de Outubro a 3ª Festa dos/as Mártires da Caminhada Latino-Americana. Esta Festa-Celebração é como uma semente lançada na terra, um dia ela brotará, regada com o sangue dos/as mártires, das santas testemunhas, de ontem e de hoje.

Celebramos todos os/as mártires, de todas as religiões, de todas as Igrejas, da América Latina, de todos os sonhos e lutas da causa da vida, da justiça, da paz, que para nós são as Causas do Reino da Vida.

Para nós, o martírio é a expressão da nossa Caminhada, da Caminhada das CEBs, da Caminhada do Povo de Deus, pelos caminhos da América...!

A Festa dos/as Mártires da Caminhada Latino-Americana acontece desde 2006, em Santa Rita–Paraíba, no dia 11 de Outubro, para manter viva a memória de tantos e tantas mártires da América Latina e do Caribe, sacrificados/as particularmente ao longo destas décadas de ditaduras militares e das políticas neoliberais de exclusão e marginalização social.

Vivenciar em nós a mística pascal do martírio e assumir as Causas pelas quais tantos irmãos e irmãs deram, com sua morte, a prova maior, é um dos objetivos desta Festa-Memória Pascal.

Texto e Cartaz: Elson Matias; Fotos: João Paulo

Nenhum comentário: