VIDA E JUSTIÇA: GRITOS QUE ECOARAM NO FSM 2009

“Um outro mundo é possível”. Pessoas de várias partes do mundo reunidas em um só lugar. Várias línguas e culturas contidas em cada ser, sendo refletidas em cada olhar, em cada sorriso. Tudo muito bonito e mágico. Mas, real também. Sei que o que vi de belo no FSM e que encantou os meus olhos estar sendo ameaçado.

Entre a beleza dos rios Amazonas e Guamã, de cada povo, de cada nação, de cada ser HUMANO, ouvi gritos de indignação, denúncias e apelos. Vi pessoas que se uniram por uma causa em comum: VIDA e JUSTIÇA!

VIDA, que é um direito de todos e que em muitas situações é retirada injusta e brutalmente, principalmente se esta pertence a quem luta pelos direitos dos desfavorecidos, ameaçando a atrapalhar os planos dos “poderosos do mundo”. JUSTIÇA, que segundo o Papa Paulo VI, é o novo nome da Paz, é também o grito que ecoa de todos os cantos do mundo. Pobres, negros, indígenas, jovens, mulheres, camponeses, trabalhadores, crianças e adolescentes, em cada apresentação, canto, estande, palestra, manifestação, gritavam por JUSTIÇA!

O FSM foi uma experiência singular. Compartilhar com tantas pessoas, diferentes e únicas, no mesmo lugar, o sonho e o desejo de construir um outro mundo, marcou a minha vida. Acreditar que “um outro mundo é possível” é acreditar que um outro “eu” é possível. Mas não basta só acreditar e sonhar! É preciso trabalhar! É preciso continuar lutando, gritando, denunciando, buscando e divulgando alternativas, fortalecendo nossas parcerias em prol da VIDA e da JUSTIÇA. Esse é o meu compromisso, pois “se é pra ir a luta, eu vou! Se é pra tá presente, eu tô! Pois na vida da gente o que vale é o amor!”.

OBRIGADA a todos e todas que me favoreceram esta experiência.

OBRIGADA aos amigos e amigas, que durante estes dias, me abraçaram... me embalaram... e cuidaram de mim.

Paz, axé, shalom.


Texto: Márcia Santos (Timon/MA)

Nenhum comentário: