MAB REALIZA 2ª ETAPA DO CURSO DE ENERGIA EM CONVÊNIO COM A UFRJ

Teve início na manhã de ontem, 04 de fevereiro, o Seminário que abriu a 2ª etapa do curso "Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo", um convênio entre o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR).

No curso estão presentes cerca de 70 militantes de diversos movimentos sociais de todas regiões do Brasil e de vários países. "A 2ª etapa do curso é mais um importante passo no processo de elaboração de um modelo energético popular, não somente para o Brasil, mas para toda a América Latina. Nesse contexto, a parceria entre os movimentos sociais e a universidade propicia grandes avanços, pois ao mesmo tempo em que traz para o mundo da universidade as lutas sociais, proporciona o saber teórico para a militância", afirmam os coordenadores.

Os principais objetivos do curso são ampliar o acesso de integrantes de movimentos sociais ao saber científico acadêmico, acolhendo-os no ambiente universitário e contribuir para a capacitação desses militantes, aprofundando o conhecimento sobre as relações entre energia, meio ambiente e sociedade no capitalismo contemporâneo. A criação do curso inscreve-se no esforço da UFRJ de se abrir enquanto universidade aos diversos setores sociais e reitera o compromisso com movimentos sociais que lutam pela justiça social e ambiental.

O encontro acontece na Cidade Universitária da UFRJ, no Rio de Janeiro, e segue até o dia 18 de fevereiro. Esta é a segunda das quatro etapas do curso e aos portadores de diploma de nível superior será oferecido o diploma de especialização, aos demais será oferecido o certificado de curso de extensão. Entre os professores desta etapa está o magnífico reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira.

Eq. de Comunicação do Curso de Energia

Nenhum comentário: