ASSEMBLÉIA POPULAR CELEBRA LUTAS E CONQUISTAS EM SANTA RITA-PB

Na sexta-feira, 26 de dezembro, a Assembléia Popular no Alto das Populares (Santa Rita/PB), realizou no Conjunto Nova Esperança um encontro celebrativo e místico: de confraternização e partilha das lutas e ações realizadas em 2008. Participaram do encontro os moradores e moradoras: do Nova Esperança, do Tibiri I, do Conjunto Paulo VI, do Santa Cruz e da Rua da Jaqueira; e as CEBs e o Movimento das Comunidades Populares; no total 60 (sessenta) pessoas, lutadores e lutadoras do Povo em Santa Rita.

Segundo Nalva Gomes, integrante da Assembléia Popular, “a idéia era de reunir as famílias e as lideranças que participam do processo da Assembléia Popular no Alto das Populares. Tendo em vista que a AP neste bairro foi se fortalecendo a partir do Grito dos/as Excluídos/as (setembro), da Jornada de Luta por Soberania Alimentar e Energética (outubro) e do Dia Estadual de Luta pela Tarifa Social (novembro)”, informa.

No ambiente, faixas e cartazes diversos: “O Preço da Luz é um Roubo”; “Assembléia Popular: Mutirão por um Novo Brasil”; “Vida em Primeiro Lugar: Direitos e Participação Popular”; Nos olhos, viam-se as mais de trinta fotos de lutadores e lutadoras mártires do Povo. Na mesa, bastante comida e bebida: macaxeira, cuscuz, inhame, macarrão, arroz, carne, frango, verdura, café e suco, tudo trazido pelos trabalhadores e trabalhadoras da Assembléia Popular. Nos ouvidos, belas músicas dos/as artistas paraibanos; Na boca e na vida, testemunhos de luta e de esperança, resistência viva de quem vai construindo o novo. No coração, o sentimento mais forte, de que “se não houver o amanhã, brindaremos o ontem!”.

Para a apresentação dos/as participantes, foi utilizada a mística do “Roçado das Lutas”. Cada agrupamento de pessoas se apresentava, dizendo o nome e onde mora, e diz um problema que deve ser resolvido com a luta popular: saúde, segurança, moradia, energia, trabalho, educação...; Depois cada um e cada uma plantavam as sementes dessa luta, na terra. Na esperança que germine em nossos bairros as diversas lutas e conquistas realizadas pela povo.

Depois de todos e todas se apresentarem, o grupo de Adolescentes do Nova Esperança apresentou uma peça de teatro retratando o Nascimento de Jesus de Nazaré, no contexto das lutas populares da época. Logo após, a festa esquentou com o forró pé-de-serra, com músicas de artistas paraibanos/as, e com o momento muito bonito da partilha das comidas e bebidas trazidas pelo povo.

Criada em 2005, a Assembléia Popular (AP) é uma iniciativa de um conjunto de movimentos e pastorais sociais que pretende reorganizar as lutas populares no Brasil. Além disso, também tem como objetivo possibilitar a elaboração de um Projeto Popular para o Brasil, a partir de diagnósticos e demandas locais, regionais e nacionais da população. A Assembléia Popular reflete um entendimento comum sobre a necessidade de construir alianças entre os vários movimentos e entidades populares, do campo e da cidade, em torno de temas que unifiquem os trabalhadores e trabalhadoras. Que 2009 seja um ano de muitas lutas e de muitas conquistas para a Classe Trabalhadora, engrossando o Mutirão por um Novo Brasil. Pátria Livre! Venceremos!

Texto e Fotos: Daylson Lima e Elson Matias.

Nenhum comentário: