SOCIEDADE CIVIL MANIFESTA SEU PESAR PELA MORTE DE ADÃO PRETTO

A seguir, leia algumas notas de diversas organizações, autoridades e representantes de outras entidades sobre a perda do deputado Adão Pretto (PT/RS). Caso também deseje publicar a manifestação de sua entidade, organização ou gabinete, escreva para semterra@mst.org.br.


Venho expressar aos familiares amigos e companheiros de luta do campo, meus sentimentos pela morte do Colega Adão Pretto.

Sem duvida Adão significou muito para esta casa e para o país. Ele foi o legítimo representante do homem do campo no Congresso Nacional e o grande representante do movimento sem terra.

Até o seu mais ferrenho adversário sabia disso, sabia que Adão Pretto tinha compromissos com uma causa, uma ideologia, um movimento, uma utopia: a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com terra, justiça e trabalho para todos. Adão Pretto foi a crença de que – usando um jargão muito comum no Fórum Social Mundial – um outro mundo é possível.

Ele se vai, mas fica entre nos parlamentares, amigos e colegas sua alma boa, incorruptível, radicalmente honesta, e sua vontade de fazer um Brasil melhor . O Brasil perde um grande Homem. O parlamento perde um raro deputado, que além de representantes dos sem terra, era, de fato, o grande representante do povo brasileiro no Congresso Nacional.

Deputado Federal Edson Duarte (PV-BA)



PERDEMOS UM GRANDE LUTADOR SOCIAL!!!

Conheci nosso querido Adão pretto, há mais de 30 anos. Nos conhecemos numa atividade de pastoral da diocese de Frederico, onde ele era um líder de sua comunidade e ministro da eucaristia. Frei Sergio Gorgen o apresentou fazendo muito boas referencias, de que se tratava de um pequeno agricultor, lutador, honesto, trabalhador, pai de nove filhos. E que tinha muito futuro. Criava sua familia com o trabalho na roça, nas costas do rio Miraguai.

Naqueles tempos de ditadura militar, era muito difícil encontrar pessoas corajosas, que se dispusessem a defender os interesses da comunidade. Desde o inicio o admirei por sua sensibilidade social, por sua coerência, e franqueza. Nos encontros, costumava colocar em versos singelos, as idéias que matutava e as avaliações que fazia da politica.

Por sua liderança e didicação, foi eleito presidente do sindicato dos trabalhadores rurais do municipio de Miraguai, naqueles finais da década de setenta, na onda das oposições sindicais, que renovaram nosso movimento sindical.

No sindicato, dedicou-se a organizar os pequenos agricultores na luta por preços melhores, e também, com tantos sem-terra na sua base, passou a organizar o Movimento dos Sem Terra.

Logo, transformou-se numa referência política em toda região. Lembro dele, também, da romaria da terra que realizamos em 1981, na encruzilhada Natalino, com nosso primeiro grande acampamento. Adão Pretto declamou com um filho pequeno, uma trova gauchesca denunciando as formas capitalistas de exploração dos pequenos agricultores e a necessidade da luta. Impactou a todos os mais de 25 mil participantes.

O tempo foi passando, e em 1986 organizamos a maior ocupação de terras no Rio Grande do Sul, que foi a então fazenda Annoni. Com mais de 2 ,5 mi l familias. E lá estava o Adão Pretto.

Naquele mesmo ano, elegeu-se deputado estadual. Seria o primeiro deputado estadual camponês a tomar posse na Assembléia Legislativa. Uma grande vitória do movimento camponês do Rio Grande do Sul.

No início muitos colunistas da imprensa burguesa riam de seu pouco estudo, afinal tinha apenas a terceira série do primário. A resposta veio numa atuação exemplar em defesa dos pequenos agricultores e sem-terra que impactou a toda sociedade gaucha, e lhe deu o Prêmio Springer de melhor deputado.

Depois elegeu-se deputado federal, defendendo com a mesma garra e coerência na Camara dos Deputados e no dia-a-dia, os interesses da classe trabalhadora.

Adão Pretto não era o parlamentar padrão que conhecemos. Não gostava da tribuna. Mas estava presente em todas as lutas sociais que se realizaram nesses últimos vinte anos. E as fazia repercutir no parlamento, na forma de leis ou de denúncia.

Sempre o mesmo. Simples. Com uma coerência impressionante. Nunca titubeou. O critério básico que usava em sua vida e na participação política, era se perguntar, o que interessa aos trabalhadores? E independente de tudo, os defendia.

Também, deu exemplo na sua forma de fazer campanha política. Nunca aceitou receber nenhum centavo de ajuda financeira de nenhuma empresas. Por mais que seus colegas o debochavam de perder oportunidades de receber polpudas ajudas das aracruzes. Vales, e outros corruptores. Todas as campanhas foram realizadas pela militância, e em debates das idéias e de projetos.

Os trabalhadores, o povo gaucho perde um de seus grandes lutadores sociais. O MST e a Via Campesina perde um de seus líderes mais coerentes e dedicados. Todos nos perdemos.
Mas fica seu exemplo. Que certamente o imortalizará.

Grande Adão pretto, nos deixará saudades a todos.

João Pedro Stedile - membro da coordenação nacional do MST



Adão Pretto não partiu. Adão Pretto chegou

Queria ser poeta-trovador como Adão Pretto para poder celebrar sua vida, sua luta e sua transfiguração que acaba de acontecer.

Nós não perdemos um companheiro, um lutador, um representante honrado dos camponeses e dos oprimidos junto ao Parlamento. Não perdemos um amigo querido. Ganhamos um intercessor. Ele agora chegou à Terra da Promissão, Terra que ele queria que começasse já aqui em abaixo e que nela morassem todos os irmãos e irmãs da grande família humana. Viveu o sonho da Terra da Boa Esperança. Agora esta esperança, pelo menos para ele, aconteceu.

De lá do Reino da Vida onde agora está, vive pedindo ao operário e camponês palestinense Jesus de Nazaré, que olhe para os nossos Sem Terra e Sem Teto, para os acampados, para os assentados, para todos os que lutam pelos meios de vida para que finalmente se faça justiça na Terra.

“Jesus, escute as súplicas do Adão Pretto. Apiada-te de seus companheiros e companheiras, que são também teus irmãos e irmãs, que estão aqui peregrinando, muitos deles, como Abraãos, buscando uma terrinha para poder morar, plantar, colher e viver”.

“Adão, você que leva o nome do primeiro homem que Deus criou, Adão, nome que significa na língua de Jesus, “o filho e a filha da terra boa” não deixe de insistir junto ao camponês Jesus vivo e ressuscitado para que acelere as reformas que precisamos. Que não tarde a reforma agrária que o MST e a Via Campesina e todos nós queremos, que é a Reforma agrária popular, nova e integral”.

“Adão, você não está ausente. Você é apenas invisível. Mas você está aqui presente, vivo, celebrado e amado por todos os que aqui estamos. Choramos sua partida. Você nos fará falta. Mas, por outro lado, enxugamos as lágrimas para poder continuar a ver claro, para nos consolar uns aos outros, para nos animar a prolongar a sua e a nossa luta”.

“Tua passagem por este mundo não vão ociosa e vazia. Foi cheia de boas ações. Você foi irmão, amigo, companheiro e solidário com todos os estavam em necessidade. Cante lá no céu suas trovas, alegre os bemaventurados, e continue nos assistindo porque precisamos de muita coragem para enfrentar aqueles não amam a mãe Terra, aqueles que não tem piedade para com os sofredores e aqueles insensíveis que se opõem obstinadamente à justa e necessária Reforma Agrária”.

“Queridos familiares e parentes de Adão Pretto. Sintam-se honrados de terem tido em vossas vidas uma pessoa da grandeza e do coração de Adão. Ele passou pela vida fazendo o bem, alegrando com suas cantorias a uns, ajudando a outros, a todos ouvindo e entrando em todas as lutas que tinham a ver com a justiça no campo e na cidade”.

“Irmãos e irmãs, companheiros e companheiras presentes: vocês sabem que a vida começa aqui e termina no coração de Deus. Lá mergulhou agora o nosso querido Adão Pretto. Ele foi membro das Comunidades Eclesiais de Base. Lá alimentou sua fé libertadora. Lá aprendeu que a nossa luta por justiça social e por vida digna tem o aval de Deus, o Deus vivo, o Deus da ternura dos humildes e o defensor dos oprimidos.

Para nós não vale a oposição ou vida ou morte. Para nós vale: ou vida ou ressurreição. Não vivemos para morrer. Morremos para ressuscitar. Morremos para viver mais e melhor.

Que o Adão Preto lá na glória dos benaventurados nos possa sempre acompanhar, interceder e abençoar.

Leonardo Boff - teólogo da libertação e obstinado apoiador da causa do MST e da Via Campesina



A Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra quer expressar o sentimento de toda a CPT diante da morte deste grande batalhador das causas do povo, sobretudo das causas do povo do campo. Adão Pretto foi um parlamentar que soube dignificar seu mandato, sempre atento na defesa dos interesses das pessoas mais pobres e humildes, sobretudo as que trabalham a terra. Seu gabinete incansavelmente esteve a serviço dos movimentos sociais e seu apartamento se tornou lugar de encontro e de alojamento para os trabalhadores rurais que buscavam Brasília para reivindicar seus direitos. A CPT e os movimentos sociais do campo perdem um braço forte no parlamento, onde os interesses particulares e corporativos se sobrepõem aos interesses da coletividade. Seu exemplo de vida e sua história de militância são inspiradores na continuidade da luta dos povos do campo.

Coordenação Nacional da CPT (Comissão Pastoral da Terra)



Companheiros e companheiras,
É difícil expressar o quanto lamentamos a perda de Adão Preto. Todas as pessoas, os movimentos sociais e organizações que lutam por direitos e justiça estão de luto! A Reforma Agrária no Brasil perde um apoio fundamental.

Eliana Rolemberg - Diretora Executiva da CESE



A Rede Social de Justiça e Direitos Humanos se une aos atos de solidariedade e pesar, diante da perda do companheiro Adão Pretto. Que sua memória nos inspire na luta pela reforma agrária, justiça e igualdade!

Maria Luisa Mendonça - coordenadora da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos



Adão Pretto, a Reforma Agrária está de Luto!

Consternado recebi a notícia da morte do estimado companheiro Deputado Federal Adão Pretto. Adão Pretto era um líder orgânico da reforma agrária que exerceu mandato popular desde 1986, quando se elegeu deputado estadual. Desde 1991, é seguidamente reeleito deputado federal, cujo mandato dedicou inteiramente - com coragem e zelo público - à causa da reforma agrária, dos trabalhadores rurais, da agricultura camponesa e da justiça social no Rio Grande do Sul, seu estado natal, e em todo o Brasil.

Ao reverenciar o grande lutador da terra, relembro um fato que marcou o início da minha gestão à frente do INCRA, no governo Itamar Franco. Em fevereiro de 1993, na solenidade de minha posse, o Adão Pretto, ao me cumprimentar no auditório do Ministério da Agricultura, me pegou pelo braço e disse assim: - Russo você tem que subir ao gabinete do ministro, porque está havendo uma reunião com os companheiros do MST do Rio Grande sobre o despejo da Fazenda Kirstz.

Eu ponderei que teria que ir à sede do INCRA para a solenidade de transmissão de cargo. Ele retrucou: - Deixa isso pra depois, Russo, o caso lá é muito grave, o ministro não vai dar conta de resolver a questão, a Brigada Militar cercou a fazenda e se eles tentarem tirar os sem-terra à força, como tudo indica, vai morrer muita gente, inclusive mulheres e crianças. Não pensei duas vezes, voei para o gabinete do ministro e pouco depois liguei para o Juiz da Comarca, enviei um fax e o despejo foi suspenso. Meses depois, ainda sem a aprovação da lei que regulamentaria o Rito Sumário previsto na Constituição, a fazenda foi adquirida mediante negociação com o Governo do Estado. Este é o Adão Preto que comecei a conhecer e estimar - compromissado e combativo.

Em novembro do ano passado, como presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, organizou o Seminário sobre os 20 anos da Constituição, colhendo antes depoimentos e artigos sobre os variados temas onde a participação popular esteve mais atuante. Na época, me solicitou que escrevesse artigo sobre a minha experiência, como representante da ABRA, na defesa da Emenda Popular da Reforma Agrária, em depoimento na Assembléia Nacional Constituinte. Esta é a minha última lembrança e ensinamento do Adão Pretto: não percamos a memória.

O Núcleo Agrário Nacional do Partido dos Trabalhadores tem a certeza de expressar o mais profundo sentimento de pesar de todos os militantes do PT que atuam na defesa da reforma agrária e das transformações que ainda se fazem necessárias para que a reforma agrária e a agricultura familiar ganhem a centralidade desejada no processo de desenvolvimento democrático, justo e sustentável do País. Adão Pretto, fundador do MST e parlamentar atuante junto aos movimentos sociais, não está mais entre nós, mas o seu exemplo de vida e de luta será sempre lembrado por todos nós.

Osvaldo Russo - coordenador do Núcleo Agrário Nacional do PT



Perdemos um companheiro valoroso, Perdi um amigo admirável! Consternada recebi a morte deste companheiro tão estimado. Muita lutas travamos juntos na defesa dos trabalhadores do campo e da cidade, para ele não tinha hora, nem dia, nem tempo ou lugar. Adão estava sempre em defesa dos trabalhadores e do movimento sem terra.

Uma figura admirável, lutador, guerreiro, e que também sempre defendeu as mulheres trabalhadoras rurais, fazendo com que buscassem seus direitos. O marcante era a coragem de estar sempre disponível ao MST. Ele acreditava que a terra tinha que ser compartilhada por quem trabalha, para o povo. Isto foi princípio determinante na vida dele.

Perdemos todos, o Brasil, os movimentos sociais, o nosso partido, seus familiares e amigos.

Muito aprendi com ele e o que fica em mim registrado é a ousadia e a coragem de nunca abandonar o povo. Em sua homenagem, seguirei fazendo aquilo que Adão sempre fez em vida: LUTAR SEMPRE!

Luci Choinacki – Presidente Estadual do PT/SC


Lamento a morte do parlamentar e militante Adão Pretto, um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Em seu trabalho, de toda a vida, em prol da reforma agrária e da agricultura familiar, deu exemplo pessoal de dedicação e cidadania na construção do país. Estendo meus mais profundos sentimentos de pesar a todos os seus familiares e amigos.

Juca Ferreira - Ministro da Cultura



Não somos escravos, mas seres livres e em construção. Não estamos condenados ao presente por que o novo está em nós, como desejo, e para além de nós, como projeto socialista! É com grande tristeza que recebemos a notícia do falecimento de nosso companheiro Adão. Assim, carregamos a memória de nossos antepassados que ousaram sonhar e lutar por um mundo justo, igualitário e onde não haja exploração do ser humano pelo ser humano. Nosso presente carrega a construção do novo. No seio desse novo, bem no lado esquerdo, está o exemplo de vida, luta e coerência do nosso camarada Adão Preto. Que a trajetória de Adão nos inspire na edificação do mundo que ele sempre sonhou e lutou para construir. A grande obra coletiva, da emancipação do Ser Humano carrega consigo a contribuição de Adão Preto. Até sempre camarada!

3ª Turma do curso de Teorias Sociais e Produção do Conhecimento – Filosofia – MST/UFRJ



O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, através desta, manifesta o seu pesar pelo falecimento do agricultor, militante e poeta popular Adão Pretto.

Em nossa Carta de Princípios fazemos questão de registrar uma série de heróis anônimos que inspiram a nossa atuação na luta coletiva em busca de um mundo sem exploração e opressões de qualquer forma. Pelo que fez e pelo que é, Adão Pretto se encaixa em várias delas:

"...os camponeses que regam o campo, semeiam e colhem os frutos de seu trabalho, mostrando que a economia é meio e não fim";

"...os pequenos apicultores, agricultores, pescadores, que se organizam em cooperativas, lutando de forma colaborativa e não predatória";

"...os militantes de movimentos sociais, homens e mulheres de todas as idades, que na marra, e aos poucos, fazem justiça social no Brasil".

Pessoa humilde, simples e doce, de sorriso fácil a aberto. Militante incansável, dedicado e coerente. Parlamentar que jamais esqueceu que o mandato – e, portanto, a sua voz e a sua atividade cotidiana – era um instrumento a serviço da luta popular.

Um apoiador de primeira hora das rádios comunitárias e da luta pela democratização da comunicação. Sua educação formal limitada – tal qual grande parcela da população brasileira – não o impediu de registrar em livros as suas idéias políticas, inclusive na linguagem da arte popular. É mais um símbolo de que a comunicação é um direito humano fundamental e deve ser garantido a todos e todas, sem discriminações de qualquer espécie.

Sua passagem representa dor para todos aqueles que o conheceram e nele reconheciam uma grande referência enquanto político e ser humano.

Sua personalidade, sua trajetória e suas realizações, entretanto, ficam como lição. Seguirão indeléveis na memória de todas as pessoas e organizações que empunham as bandeiras da reforma agrária, dos direitos humanos e da luta maior por um outro mundo possível e necessário.

Em particular, solidarizamo-nos com a família de Adão Pretto e com todos aqueles que, assim como muitos e muitas militantes do Intervozes, tiveram o prazer de sentir de perto a grandeza deste legítimo filho do povo brasileiro.

Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social



Com pesar a Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB recebeu a notícia do falecimento do deputado federal Adão Pretto, ocorrido nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre - RS.

Incansável lutador em favor da causa dos pequenos agricultores, dos trabalhadores sem terra e dos Movimentos Sociais, Adão Preto deixa um legado de que é possível fazer política com ética e compromisso social. Seu falecimento, sem dúvida, é uma grande perda para os que sonham com um Brasil justo e terra de cidadãos.

Firmados na palavra do Cristo que disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá" (Jo 11,25), elevamos a Deus nossa prece para que o acolha no reino dos bem-aventurados.

Dom Pedro Luiz Stringhini - presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz



A despedida do companheiro Adão Pretto é revestida da Luz que brilha nos seres que partilham seu bocado com os famintos. "Quando repartires teu bocado com o faminto, tua luz brilhará (Isaias 58)". Meu bocado é aquilo que é vida para mim. Foi testemunha de que cada pessoa tem direito inegociável à sua porção para que viva com dignidade e esperança.

Dom Mauro Morelli - bispo católico e peregrino



O Conselho Indigenista Missionário (Cimi), irmanado com as demais entidades da Via Campesina e com militantes sociais de todo o país, lamenta profundamente a perda, na manhã de hoje, 5 de fevereiro, do companheiro Adão Pretto, deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul e um dos fundadores do Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Nascido na cidade de Coronel Bicaco (RS), em 1945, criado em Miraguaí (RS), Adão Pretto participou das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), da Comissão Pastoral da Terra (CPT), foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí e fundador da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no estado. Em 1991 foi eleito deputado federal pela primeira vez e, atualmente, exercia seu quinto mandato consecutivo. Adão Pretto deixou esposa e nove filhos – e uma infinidade de companheiras e companheiros, de amigas e amigos.

Em 2008 presidiu a Comissão de Legislação Participativa (CLP), da Câmara dos Deputados, onde abriu espaço para a participação, naquela Casa, dos movimentos sociais do campo, povos indígenas, quilombolas, mulheres e muitos outros setores, recebendo denúncias sobre a criminalização dos movimentos e lideranças, debatendo seus problemas, escutando suas demandas e encaminhando suas propostas para uma sociedade verdadeiramente plural, justa e democrática.

Adão Pretto foi um exemplo de integridade e coerência. Quando ele falava, só se podia escutar e concordar, pois expressava sempre a verdade concreta vivida pelo povo do campo. E ele falava com os olhos brilhando, com a serena certeza de que era apenas porta-voz de algo muito maior: a dura história, a vida cotidiana, os sofrimentos e esperanças de todo um povo. Adão era trabalhador, honesto, combativo e construtor do futuro como os camponeses que representava. Alimentava as bases populares com suas idéias e projetos e estas o alimentavam com seu reconhecimento e seu terno afeto.

E Adão era poeta, fazia e declamava trovas, nas grandes assembléias e marchas camponesas, que demoliam o latifúndio, explicavam pedagogicamente as injustiças e anunciavam um mundo melhor, feito a partir das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras, um mundo justo, um mundo pleno, um mundo sem amos.

Adão Pretto sonhava alto, com os pés sempre na terra. Fecundava a terra com sonhos de justiça e alimentava os sonhos com os frutos da terra libertada, que ajudava conquistar.

Adão Pretto se foi e agora ficou para sempre, a nos dar força nas lutas atuais e nas que virão; a nos ensinar com poesia e exemplo; a nos inspirar com coragem e ousadia; a nos mostrar o caminho rumo a um país melhor, que ele construia a cada dia, de maneira calma e generosa, cuia de chimarrão nas mãos e olhos postos no futuro. Adão Pretto hoje já faz trovas no céu.

Conselho Indigenista Missionário - Cimi



É com muita tristeza e pesar que a Equipe do PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, vem sentir a perca do companheiro Adão Pretto. Grande lutador da classe trabalhadora e defensor incansável da Questão Agrária e da Educação do Campo, ele participou em diversas atividades do Pronera, como nas Conferências de Educação do Campo, Audiência Pública no Congresso Nacional, nos 10 Anos do Pronera. Sentiremos muito sua falta, pois sua presença, cheia de vida, esperança e convicção, era um exemplo na luta pela melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, pela construção de um Brasil livre do analfabetismo, de uma sociedade sem desigualdades e injustiças. Companheiro Adão: nos deixa saudades e lembranças. Obrigado por tudo.

Da Equipe do PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária



É com grande pesar que a CNASI, em nome dos servidores do INCRA, vem prestar o seu último tributo ao amigo e companheiro, Deputado Adão Pretto, cuja vida foi marcada pela dedicação, com fervor e entusiasmo, à luta dos trabalhadores rurais, por justiça e cidadania, vislumbrando na reforma agrária a sua grande bandeira.

Queremos também transmitir a todos, familiares e amigos, o nosso sentimento de consternação por essa grande perda, entendendo que a história de vida de Adão Pretto é um exemplo a ser seguido por todos aqueles que se identificam com as causas sociais e acreditam na luta como o instrumento mais eficaz de materialização dos direitos fundamentais da pessoa humana e sustentação dos nossos sonhos libertários.

Esse nosso Companheiro partiu para cumprir uma nova jornada, dentro do que representa a vida na sua dimensão eterna, e nós, servidores do INCRA, gratos pelo seu inestimável apoio as nossas lutas e à causa da reforma agrária, guardaremos, carinhosamente, a sua imagem em nossa lembrança.

Direção Nacional da CNASI



Como soldados em terras perseguidas, trilhamos as mesmas serras e campos. sem estradas.
Você, como o mais experiente, foi na frente abrindo as picadas e foi nos alertando dos cuidados.
Crescemos, com o mesmo espírito, revoltado, buscando com as massas todas as soluções.
Vencemos, tempestades e furacões, sem nunca perder de vista a utopia pendurada no horizonte.
Bebemos, a água límpida das fontes, de nossos formadores que plantaram nas montanhas o otimismo.
Defendemos com eles o socialismo, e todas as conquistas verdadeiramente humanitárias.
Cerzimos as costuras da reforma agrária, em todos os recantos das belas terras brasileiras.
Plantamos, esperanças em todas as trincheiras, sem nunca rejeitar sequer uma missão.
Cantamos a revolução, em versos, trovas e poesias, sem nunca tropeçar na métrica das rimas.
Cultivamos os valores e a auto-estima, procurando pôr em ordem o comportamento e a coerência.
E, juramos com a força da consciência, de jamais se render, vender ou se deixar cooptar.
Agora, nesta hora, no momento da partida, não queremos que seja uma despedida, mas uma continuidade.
Continuarás presente em todos os momentos, principalmente em nossos movimentos, que se orgulham de tê-lo conhecido, como um dos filhos mais queridos, que até hoje fez nascer, a humanidade.

Ademar Bogo



A Marcha Mundial das Mulheres, nesta triste manhã de 5 de fevereiro, solidariza-se com a família e os amigos de Adão Pretto, com seus companheiros e companheiras de militância, com o MST, e com todo o povo gaúcho, pela perda desse companheiro de longa caminhada, que tanta falta nos fará a partir de agora. Adão Pretto atualmente era Deputado Federal pelo Partido dos Trabalhadores.
Com certeza, Adão estará presente na nossa luta por reforma agrária, por justiça, por igualdade, luta que marcou a sua vida. Sua militância integrou de forma indissociável uma trajetória coletiva de lutas e vitórias que, com certeza, marcaram a história recente do povo brasileiro. Que sua simplicidade, sua coragem e sua sensibilidade sigam conosco, iluminando nossos caminhos vindouros. Que seus sonhos sejam a nossa luta. Até sempre, companheiro Adão.

Marcha Mundial das Mulheres



Há uma gaita que geme e desafia
Filho do barro e da esperança: Adão.
Pai da palavra, da trova, do canto, apoiado na gaita e na invenção.
Regressas ao barro, na estação das chuvas, como quem fecunda...
Levas no corpo que baixa sobre o pampa - e se enterra com a lágrima de teus irmãos e amores e filhos e sonhos - a surda condição da semente.
Em que madrugada o corpo de Adão Pretto se apartou do barro e se fez vagido, grito, palavra, canto?
Em que marcha as foices levantaram a vontade da manhã, acenderam a luz azul dos seus olhos e desataram o rio da palavra que brotou de sua garganta?
Havia uma cruz e uma encruzilhada. Havia frio. E medo. E a morte dos anjos. Havia panos brancos sobre os braços da cruz como bandeiras de paz. Para que não se extravie a memória dos anjos.
Havia medo. E a palavra como centelha acendendo no acampamento uma canção de coragem. Ouvidos que ouvem e olhos que brilham contra a tarde de cinzas.
Há uma gaita que geme e desafia. Sempre haverá enquanto houver ouvidos que acolham e desafiem a ordem, o medo, a submissão.
Não houve tempo para colher a semeadura. Mas houve tempo suficiente para erguer os olhos e deixá-los contemplar a bandeira vermelha - sinal de terra livre - no portal dos assentamentos.
Há uma gaita que geme e desafia a ordem, o medo, a submissão. A gaita de Adão Pretto desafia o silêncio."

Pedro Tierra - militante do PT e das lutas pela Reforma Agrária



Em nome dos funcionários do Consulado Geral da República Bolivariana da Venezuela de São Paulo e no meu próprio envio-lhes nossas mias sentidas palavras de condolências pela irreparável perda do amigo e lutador Adão Pretto. Hoje nos unimos à dor que embarga a todos os familiares e amigos e confiamos que, com o exemplo de luta em defesa da justiça e a liberdade, sua lembrança sempre permanecerá viva para sempre entre nós. Recebam, queridos amigos, um forte abraço carinhoso e solidário nestes momentos de tanta aflição.

Doris Theis – Cônsul Geral (Venezuela)



Hemos recibido las emotivas y profundas palabras de Joao Pedro con relaciòn a la muerte del compañero Adao Pretto. Igual que ustedes tuve tambièn el placer de conocerlo, de compartir con èl sus puntos de vista. Era un hombre muy profundo y de convicciones firmes. Nos unimos al dolor de sus familiares, amigos y compañeros de la vida. Pero para ustedes en el Movimiento, les debe quedar la satisfacciòn de su enseñanza y sobre todo el orgullo de las palabras de
Joao Pedro : NO PERDEMOS TODO, QUEDA SU EJEMPLO, QUE CIERTAMENTE LO INMORTALIZARA. Un abrazo revolucionario desde Cuba.

Maria del Carmen Barroso - dirigente cubana da Associação Nacional de Pequenos Agricultores



Por favor receba meu abraço fraterno e em meu nome abrace todos os companheiros no momento em que a tragédia biológica retira de nosso concurso um de nossos melhores lutadores sociais, o companheiro Adão Pretto.

Roberto Amaral



A ABRAÇO Nacional – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária e os seus militantes de todo o Brasil estão de luto pelo falecimento do Deputado Federal Adão Pretto, mais do que um parlamentar foi um militante ativo dos movimentos sociais, utilizando de seu mandato na defesa e à disposição das lutas populares, principalmente a das rádios comunitárias

Para termos um país melhor é necessária uma nova comunicação, e as palavras do amigo e companheiro jamais será esquecida. O seu desejo "da reforma agrária do ar" ainda ocorrerá e teremos um país justo e igualitário.

Aos familiares e assessores desejamos força neste momento difícil, pois uma vida marcante, de luta e de realizações deixou marcas profundas e impossíveis de serem esquecidas.

Onde se critica a qualidade, eficiência e honradez do parlamento, o companheiro Adão sempre foi um exemplo as ser seguido.

José Luiz do Nascimento Sóter - Coordenador Executivo Abraço Nacional



O PCB, Partido Comunista Brasileiro, vem a público manifestar o seu pesar pela morte de Adão Pretto, militante de todas as horas da reforma agrária e um dos fundadores do MST. Foi o primeiro parlamentar camponês do Rio Grande do Sul, e, como deputado federal, era uma de nossas mais incisivas vozes contra a criminalização dos movimentos sociais.

Como se não bastasse o fortalecimento dos grupos oligárquicos no Congresso Nacional, a perda de um parlamentar como Adão Pretto, neste momento, exige-nos ainda mais disposição e decisão para enfrentar aqueles que eram os seus maiores inimigos, os ruralistas com seus capangas, o grande latifúndio com seu regime de fome, miséria e desigualdade para os trabalhadores do campo e da cidade. Seguiremos sua luta! Adão Pretto, presente!

Ivan Pinheiro - Secretário Geral do PCB (Partido Comunista Brasileiro)



Quero manifestar minha mais profunda tristeza com o passamento de um dos parlamentares - senão o mais importante - que mais defendeu, na luta social, na solidariedade política e na ação parlamentar - que mais defenderam e lutaram pela Reforma Agrária e na defesa das organização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, especialmente o MST, do qual foi um dos fundadores e um de seus mais aguerridos militantes.

Tive a honra, o prazer e alegria de ser seu colega na última legislatura da Câmara dos Deputados. Ali, junto com outr@s companheir@s, participamos da CPI da Terra - da qual fui relator -, enfrentamos a truculência da bancada ruralista, que, a todo o custo, combatia não só a realização da Reforma Agrária, mas procurava criminalizar os movimentos sociais. Adão, não só por sua atuação, mas também por sua assessoria (que foi fundamental na elaboração do Relatório Paralelo), nunca se calou diante dessa truculência, fazendo sempre, junto com a pequena bancada de esquerda que integramos, com toda a valentia que lhe era peculiar, a defesa intransigente da Reforma Agrária, das lutas socias e dos movimentos que lutam contra a concentração fundiária.

Parafraseando Bertold Brecht, em seu tão lido e divulgado poema, Adão Pretto fazia - e faz - parte dos seres humanos imprescindíveis, porque lutaram por toda a vida, porque toda a sua vida foi um luta em defesa não só da Reforma Agrária, mais da construção de uma sociedade justa, humana, igulalitária, sustentável e fraterna: a socieade socialista.

Adão Pretto vive em nossos corações, em nossa memória, em nossa luta.

Um grande, saudoso, respeitoso e triste abraço deste amig@ e companheir@,

João Alfredo Telles Melo - Ex-deputado federal (pelo PT e depois PSOL), atual Vereador em Fortaleza (PSOL)



A Justiça Global vem a público manifestar seu pesar pelo falecimento do deputado Adão Pretto, histórico militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Adão Pretto foi um parlamentar que sempre respeitou o compromisso de representar sua gente. Nascido em uma família de agricultores gaúchos, Adão firmou-se como um grande defensor da reforma agrária e um porta-voz das classes camponesas no Congresso Nacional.

A Justiça Global teve a oportunidade de testemunhar sua luta pelo acesso à terra e contra as violações de direitos humanos. Em abril de 2008, participamos de uma audiência pública convocada por Adão Pretto na Câmara para debater a violência contra trabalhadores rurais no Estado do Paraná. Em setembro de 2008, Adão convocou uma Comissão Especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) para verificar de perto os processos de criminalização dos movimentos sociais no Rio Grande do Sul, e participamos como representante da sociedade civil. Em ambas as ocasiões, um profundo sentimento de admiração pelo trabalho do deputado.

A morte de Adão Pretto significa uma grande perda para o Congresso, para os trabalhadores rurais sem terra e para todos os que anseiam por uma sociedade mais igualitária. Talvez um consolo seja a consciência de que outros seguirão seus passos de luta.

Justiça Global



Nossas homenagens dos militantes do Núcleo Paulo Freire, a família, amigos(as), aos trabalhadores sem terra, militantes do PT do Rio Grande do Sul, e dos lutadores sociais do Brasil pela perda de nosso companheiro deputado federal PT RS Adão Pretto, um ativista no congresso e nas lutas sociais, na defesa dos trabalhadores do campo e da cidade. Sua luta permanecerá nas bandeiras pela reforma agrária, e por um Brasil Livre e soberano e socialista.

Viva o Adão Pretto!
Viva o MST!

Carlos Alves - Núcleo Paulo Freire



La RED de Grupos de Mujeres Rurales del Uruguay se solidariza ante la desaparición física del compañero Adao Pretto y manifestamos que personalidades como la que Uds. describen no desaparecen sino que se proyectan en el tiempo con sus ejemplos de lucha, solidaridad y amor por el otro/y ante su nombre debe quedar impregnado en todas y todos una agridulce nostalgia de haberlo conocido,deseamos si es posible que este mensaje llegue a su familia.

Silvia Páez



Adão Pretto despontou como uma liderança expressiva do movimento camponês no interior do Rio Grande do Sul. Participou das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), instituições ligadas à Igreja Católica. Chegou à presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí no Rio Grande do Sul, onde dedicou-se a organizar os pequenos agricultores e o movimento dos sem terra. Foi um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais SemTerra em seu estado. Fez da reforma agrária sua principal bandeira política. Atuou ainda na da defesa dos direitos humanos e na luta por uma sociedade justa e igualitária.

Era um político diferente. Foi o primeiro deputado estadual camponês, representando o estado gaúcho. Por sua atuação exemplar, recebeu o Premio Springer de melhor deputado. Ainda deputado estadual, presidiu a CPI da Violência no Campo na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul para investigar conflitos entre grandes fazendeiros e trabalhadores rurais. Elegeu-se deputado federal pela primeira vez em 1991 e foi reeleito seguidamente para cinco legislaturas. Coerente, nunca aceitou receber financiamento de empresas em suas campanhas. Adão Pretto era uma presença constante em todas as lutas sociais dos últimos 20 anos. Sua atuação parlamentar na Câmara Federal esteve a serviço dos trabalhadores, fazendo frente ao setor ruralista e encampando importantes lutas, como a travada na CPMI da Terra, que elaborou um diagnóstico da questão fundiária no Brasil. Em seu último projeto apresentado, propôs o fim do pagamento de indenização compensatória nos processos de desapropriação para fins de reforma agrária, o que mostra o compromisso com seus ideais.

Com a sua morte, o povo brasileiro e os trabalhadores perdem um dos seus grandes lutadores sociais, mas o exemplo que está expresso em sua trajetória de luta o imortalizará.

João Alfredo - vereador (Psol/CE)

Adão Pretto, além de sem-terra, era socialista.
Quero dizer, com emoção, que, nos últimos dias do ano passado, o companheiro Adão Pretto me procurou várias vezes para que eu pudesse ir ao 12º Encontro do MST, no Rio Grande do Sul, que já tem 25 anos de fundação. Ele,um dos fundadores, um dos baluartes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, voz da reforma agrária e dos sem-terra e o mais legítimo representante dessa luta no Congresso Nacional!

Quando cheguei a Sarandi, onde se realizou o encontro, levei um susto, e os companheiros logo me posicionaram sobre as condições de saúde do companheiro Adão Pretto, que resistiu todos esses dias. E foi uma consternação geral no Encontro do MST, porque todos sabem do valor, da luta do MST. Não é fácil pertencer aos de baixo, não é fácil enfrentar interesses poderosos, não é fácil enfrentar o latifúndio, o poder econômico do agronegócio e a expectativa que se gerou neste País. Adão Pretto era essa figura. Eleito sucessivamente para a Câmara dos Deputados, era uma voz proletária do campo neste Parlamento brasileiro.

Infelizmente, hoje o Brasil perde um grande lutador, mas não perde a memória da luta de Adão Pretto.

Nós, que estivemos no Rio Grande, vimos a luta da Encruzilhada Natalino, o confronto político necessário, o cerco feito pela Polícia Militar da Governadora Yeda Crusius ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra neste momento de democracia, em que o Chefe do Governo Federal é do partido do nosso companheiro Adão Pretto, para mostrar que as forças retrógradas contra a mudança, contra a reforma agrária, ainda têm muito peso. Mas a luta, a memória, o exemplo de Adão Pretto permanecerão para sempre.

Eu gostaria de deixar registrada a minha relação política, pessoal, de amizade e companheirismo com Adão Pretto, que foi um dos maiores brasileiros, um representante legítimo, no Parlamento brasileiro, da classe baixa, da luta social, da luta transformadora, da luta revolucionária, daqueles que querem uma sociedade de iguais, daqueles que querem uma sociedade sem explorados nem oprimidos.

Viva Adão Pretto!
Viva a reforma agrária!
Viva a luta do povo brasileiro!

Ivan Valente - deputado federal (Psol/SP)



Somos seres pequenininhos, transitórios, com prazo de validade e com muitos defeitos de fabricação. O nosso Adão, honrando o seu nome, tinha poucos. Ele cumpriu algo que o Presidente Fernando Lugo, também um homem de trajetória mística, religiosa, ex-bispo católico no Paraguai, disse agora no Fórum Social Mundial: Meus amigos de infância, que permanecem até hoje — e esses são os mais fiéis — , me lembram sempre que não devemos perder duas virtudes fundamentais: a simplicidade e a humildade.

O Deputado Adão Pretto, o camponês Adão Pretto, o membro das comunidades eclesiais de base Adão Pretto, o líder sindical dos trabalhadores rurais sem-terra Adão Pretto estava aqui,no seu quinto mandato, sem perder um milímetro da simplicidade e da humildade; sem se inebriar com o poder mesmo quando o seu — e, então, o meu, o nosso — partido chegou à Presidência da República. Adão é um exemplo. Adão merece a consideração de todos aqueles que querem uma representação política mais autêntica.

Adão — eu disse que ele, como todos nós, de certa forma, realizava o seu próprio nome — era pioneiro na primordial busca de não perder a ligação com a luta social, com a busca da justiça.
Pretto no sobrenome, de origem italiana, com seus olhos muito azuis, também tinha um compromisso fundamental contra o racismo, contra toda forma de discriminação. Estivemos juntos, neste fim de ano, quando ele encerrava o seu belíssimo trabalho à frente da desprestigiada Comissão de Legislação Participativa, acolhendo, como poucos, todos os movimentos populares. Estivemos na nossa celebração de Natal na CNBB, e o Adão sempre lá, com a sua humildade, sua simplicidade, e com a sua combatividade.

O Parlamento brasileiro, e, mais do que ele, o povo brasileiro, perde não propriamente um representante, mas um filho dileto das suas próprias lutas. Por isso, quero deixar, em nome do Partido Socialismo e Liberdade, muito triste, muito comovido, em especial aos familiares do Adão, às pessoas que o amavam e com ele conviviam cotidianamente, que são muitas, o abraço mais solidário.

Cumprindo a exortação de São Francisco de Assis, nos resta a melhor maneira de homenagear aqueles a quem admiramos: fazer o que eles fizeram. Cada um de nós — e digo isso pela pequena e aguerrida bancada do PSOL, com quem Adão tinha ótimas relações — vamos procurar cumprir, sermos todos um pouco Adão Pretto aqui neste Parlamento e nas lutas da nossa gente.
Deus o tenha e vamos celebrar a sua transvivenciação também aqui, na semana que vem, com o maior número de colegas possível.

Chico Alencar - deputado federal (Psol/RJ)



Com enorme pesar envio meu abraço de solidariedade e agradeço o envio do poema maravilhoso.
Adão Pretto, presente - agora e sempre!

Maria Victoria Benevides - professora

Nenhum comentário: