Regional Norte 2 da CNBB realiza Assembleia sobre as CEBs

Encerra na manhã desta sexta-feira, 28, a 32ª Assembléia do Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá) que tem como tema “CEBs: Comunhão de Vida e Missão”; e como lema: “Não sentíamos o nosso coração arder?”.

A assessoria é feita por Sérgio Coutinho (CEBs Nacional) e Dom Pedro Conti, bispo de Macapá (AP) e acompanhante das CEBs no Norte 2. De acordo com Sérgio Cotinho, da assessoria nacional das CEBs a escolha da temática atende a proposta do documento de Aparecida que convoca todos os cristãos católicos a colocar a Igreja em estado permanente de missão.

“E para que isso aconteça é fundamental que a reestruturação da organização da pastoral. As estruturas atuais da Igreja, de certa forma são meio que um impedimento para que ela se movimente. Quem é missionário tem que caminhar. Ir ao encontro da sociedade, do mundo, dos católicos afastados. E as estruturas são muito travadas, antigas. É preciso rever essas estruturas e nada melhor que retomar a caminha das CEBs da Igreja no Brasil”, afirma Sérgio Coutinho.

De acordo com o assessor, a caminhada das CEBs no Brasil, tem início em 1962 quando a Igreja fez seu plano de emergência para o Concílio Vaticano II e já se falava da necessidade de rever as estruturas paroquiais. “As CEBs tiveram papel fundamental em todo o processo de redemocratização do Brasil na luta pelos direitos humanos, muitos membros das CEBs deram a própria vida pela causa do reino, da justiça e dignidade humana e aí setores conservadores da sociedade começaram a criticar dizendo que isso não era função da Igreja, que era questão muito política”, diz Sérgio.

Para ele a 32ª Assembléia do Norte II representa uma nova oportunidade de repensar as CEBs. “Parece ser novo tempo de sopro do Espírito para que as CEBs voltem ao que nunca deixaram de ser, com aquela proposta de ser Igreja no continente latino americano, mas com uma nova forma de ser Igreja, realizando aquele trabalho lá nas bases nas comunidades ribeirinhas, de pescadores, comunidades indígenas, quilombolas, na periferia da cidade. Acho que o Regional Norte 2 está de parabéns por ter escolhido esse tema que mexe com nossas estruturas”, Participam da Assembléia, bispos do regional, coordenadores e representantes de grupos, pastorais, e organismos das 14 dioceses e prelazias do Norte II.

A Assembléia iniciou na manhã de quarta-feira, 26, sob coordenação de Alípio Aires e Regina Lúcia (CEBs Arquidiocesana e Regional). A abertura contou com pronunciamento de Dom Jesus Cizaurre, bispo de Cametá e presidente do Regional Norte II. Nesta quinta-feira, 27, as atividades foram retomadas pela manhã com momento litúrgico, e reflexão sobre o tema central. À tarde houve trabalhos em grupos e continuação das Comunicações das Pastorais. As atividades do dia encerram-se com Celebração Eucarística na Basílica Santuário, às 18h. Amanhã, 28, último dia da Assembléia, as atividades ficam sob coordenação de Dom Pedro Conti e Orlanda Alves, secretária executiva do Regional Norte 2. Haverá momento litúrgico e avaliação das atividades do dia anterior. Por volta das 9h, será feita plenária com as propostas de ações à luz do tema central e encaminhamentos finais. O encerramento acontece, às 11h30, com celebração Eucarística presidida por Dom Jesus Cizaurre, presidente do Regional Norte 2.


Fonte: www.cnbbn2.org.br

Nenhum comentário: