Informativo Ecos do Grito - Nº 94 - Agosto/2009

ECOS DO GRITO
Informativo nº. 94 – Agosto/2009

“Vida em Primeiro Lugar:
A força da transformação está na organização popular”

Articuladores/as do Grito dos/as Excluídos/as:

As notícias continuam a chegar. Ao longo da semana várias caminhadas e acampamentos, gritos pela terra, gritos por moradias nas cidades. Outros gritos foram se somando por saúde, educação, redução jornada de trabalho sem redução de salário, mulheres gritando contra a discriminação e fim da violência doméstica entre outros. Culminando na data de hoje, 14 de agosto, em vários atos da Jornada Nacional Unificada de Lutas. Oxalá o esforça na construção desta unidade continue avançando nas próximas lutas!

Aqui vão alguns ecos do Grito pelo Brasil, que chegaram

*Porto Alegre/RS: Devido a gripe H1N1, o lançamento do Grito que aconteceria no dia 05/08, na sala Convergência/Assembléia Legislativa, às 17h30, foi cancelado. Mas o Grito está confirmado para o dia 04 de setembro, às 10h, concentração na Praça do Palácio Piratini.

*Joinville/SC: A preparação do grito já está acontecendo e marcaram a data para o dia 07/09.

*Curitiba/PR: No dia 05/08, realizaram uma reunião na Paróquia Sant´Anna no Caximba/Tatuquara, afim de conversar com os Padres José e Valdir, onde ambos estão animados a receber o Grito no local, tendo em vista, a luta sobre o lixo do Caximba, bem como os demais problemas relacionados a questão de habitação popular e outros. A próxima reunião com a comunidade e lideranças acontece no dia 13/08/2009, às 19h, na Paróquia Sant´Anna.

*Campinas/SP: No dia 11/08, realizaram a 3ª reunião de preparação do grito, os grupos estão organizando os pré-gritos, como concursos de textos, músicas para serem levados para a Av. no dia 07/09. E decidiram o símbolo que será a semente.

*Iacri/SP: A Paróquia São Luiz Gonzaga, irá realizarão o Grito no Dia 07/09.

*Taubaté/SP: De 31/08 a 06/09, realizaram a semana social, e estão discutindo a participação no Grito de Aparecida.

*Rio de Janeiro/RJ: No dia 05/07, aconteceu o Pré-Grito, em Campo Grande, subúrbio do Rio. O Grito será no dia 07/09, após o desfile militar, no centro.

*Goiânia/SP: No dia 03/08, realizaram reunião para formatar a metodologia, objetivos da atividade. O Grito será no dia 07/09 em Aparecida de Goiânia, irão realizar caminhada para denunciar o sistema prisional de Aparecida de Goiânia – CEPAIGO.

*Dourados/MS: No dia 04/08, aconteceu a Reunião do Comitê de D efesa Popular, onde tiraram uma programação de atividades para o pré-grito do 15º Grito e Semana da Consciência Política, Dia 31/08: abertura do evento - Audiência de abertura no auditório da OAB-Dourados, Tema: Ética na Política e as organizações populares. Dia 01/09: Palestra no CRAS/Canaã I – Tema: Mulheres em movimentos, organizado pelo MPM Mov. Pop. de Mulheres e MMM Marcha Mundial das Mulheres. Dia 02/09: Palestra no Campus II da UFGD – Tema: Estudantes em movimentos e a crise política, organizado pelos DCEs da UFGD/UEMS/Anhanguera. Dia 03/09: aguardando confirmação da agenda do SIMTED, Sugestão de tema: palestra direcionada aos movimentos sindicais e populares. Dia 04/09: Audiência encerramento, local Câmara de Municipal de Dourados. Tema “Vida em primeiro lugar; a força da transformação está na organização popular”, “Direitos sociais para superar a crise”. Palestrante Luis Bassegio do Grito Continental; Dia 05/09: intervenções no centro da cidade de Dourados; Dia 06/09 mobilizações em outros pontos da cidade (agendar); Dia 07/09: Grito dos Excluídos.

*Cuiabá/MT: No dia 29/07, aconteceu a reunião do Fórum Permanente de Lutas, onde iniciaram a reunião assistindo o vídeo do Grito de SP, discutiram também a não realização do ato junto ao desfile oficial do governo que acontece na Av. CPA, e diante das discussões não defiram o local do grito. Estão discutindo a programação das atividades/debates na semana da cidadania de 1 a 7/09. E estão pensando em realizar uma grande celebração no dia 06/09 na Igreja Divino Espírito Santo, no CPA2. A próxima reunião ficou para o dia 05/08, afim de dar continuidade nos debates e preparação.

*São Gabriel da Cachoeira/AM: As reuniões de preparação estão acontecendo, já prepararam um CD de músicas que irão cantar, a rádio está criando vinhetas para o programa da rádio municipal e muitas entidades estão se envolvendo na preparação. O grito será no dia 07/09, junto com o desfile oficial. Este será o 1º Grito dos/as Excluídos/as na cidade.

*Macapá/AP: O grito será realizado nos bairros Marabaixo, periferia oeste de Macapá, os bairros foram escolhidos por incluírem as duas penitenciárias do estado e por viverem neles muitas famílias de presos/as. O grito terá a tônica da Segurança e da Cultura da Paz, ligado à CF. As paradas serão na frente das duas cadeias, como forma de incluir os presos no grito.

*Limoeiro do Norte/CE: Na Diocese de Limoeiro do Norte, a preparação do grito teve início de junho, pela segunda vez realizarão a Romaria, está sendo preparada a programação, com dois subsídios, um direcionado a celebração, e panfleto. No dia 01/08, realizaram uma entrevista em 04 rádios da região afim de divulgar o grito. A romaria será no dia 07/09, sairá da comunidade de Tomé-Quixeré às 15h.

*Natal/RN: Nos dias 04/08 e 13/08, realizaram reuniões de preparação, estão trabalhando na organização de um seminário e atividade de rua.

*Mossoró/RN: No dia 27/07, aconteceu a 4ª Plenária, realizaram a sistematização das reuniões anteriores, definimos os pré-gritos nos bairros e escolas, o dia do lançamento do grito para 07/08, na Praça do Pax ou no Mercado Central. No dia 30/07, a Comissão de Mobilização e Comunicação se reuniu , onde definiram o local do lançamento do grito na Praça do Mercado Central das 15 às 17 e posterior ida para a Feira Popular de Economia Solidaria onde irá acontecer uma celebração, com apresentação de uma peça de teatro, poesia e partilha do pão/bolo e convite e divulgação para o dia 07/09. No dia 03/08, aconteceu a 5ª Plenária, onde discutiram o Dia do Lançamento do 15º Grito na cidade, e agenda de atividades. No dia 07/08, realizaram o lançamento do grito, em dois momentos, o primeiro aconteceu na Praça da Independência (Mercado Central), fizeram alguns depoimentos de pessoas que participaram do grito ao longo dos anos, uma atividade cultural com recitações de cordel dos 15 anos do grito,feito pelo poeta Amendoim, peça de teatro pelo grupo coletivo cultural Raimundo. E ao som da batucada feminista, finalizaram com a dança de uma ciranda e em seguida a mística da partilha de um grande pão (como sentido de partilha da igualdade do Brasil e da Mossoró que queremos com justiça e solidariedade). O segundo momento, no conjunto Nova Vida, na Feira de economia solidaria, organizado pelo grupo mulheres em ação, com uma celebração feita pelo Cebi, falações e a partilha do pão, logo em seguida aconteceu a feira popular que ocorre na primeira sexta feira de cada mês. No dia 10/08, aconteceu a 6ª Plenária, onde fizeram a avaliação do lançamento do grito como positivo, as pessoas pararam para nos ouvir, a simbologia da fitinha e a partilha do pão. Discutiram a agenda de atividades sendo dia 14/08, jornada nacional de lutas, atividade na Praça do Mercado. Dia 21/08, Pré-Grito no Tranquilim. Dia 22/08, realizarão uma atividade de formação com os grupos da Acrevi, GMA e Coopermups, após caminhada no bairro Dia 02/09, Movimento Quarta Dor, momento de formação e divulgação.

*Santa Rita/PB: No dia 06/08, aconteceu a 2ª reunião de preparação do Grito, que acontecerá pela 8ª vez na cidade, tiraram um calendário de atividades. De 10 a 14/08: Colagens e panfletagem nas portas de fábricas, feiras e escolas - Sobre a Crise e o Projeto Popular para o Brasil; Dia 11/08: Atividades do Dia do/a Estudante - Centro João Paulo II, 19:00; Dia 30/08: Manhã: Chegada/Acolhida da Marcha Estadual "Contra a Crise, Reforma Agrária Já"; Noite: Confraternização com os/as marchantes; Dia 31/08: Manhã e Tarde: Visitas nas casas, escolas, comunidades - Trabalho de Base; Noite: Assembléias Populares nas comunidades; Dia 01/09 (Abertura da Semana da Pátria): Manhã: Ato Público com as famílias visitadas - Entrega de auto-declarações da Campanha da Energia - Partida da Marcha para João Pessoa; Dia 02 a 06/09 - Pré-Gritos nas comunidades/bairros; Dia 07/09 - 8º Grito dos/as Excluídos/as de Santa Rita-PB: Tarde: Concentração às 13:00; Percurso: Praça da Vitória - Bairro Santa Cruz - Estação Ferroviária;

*João Pessoa/PB: Dia 12/08 - 26 anos do Martírio de Margarida Maria Alves - Noite de Reflexão "O testemunho Martirial de Margarida Maria Alves na perspectiva da fé e da justiça social" - Igreja São Vicente de Paulo - João Pessoa-PB; Dia 03/09 - Grito dos/as Excluídos/as de João Pessoa-PB;

*Guarabira/PB: Dia 06/09 - Grito dos/as Excluídos/as;


FIQUE POR DENTRO:
- Até 21/08/2009 - Enviar para a Secretaria Nacional as programações dos Pré-Gritos e Gritos locais e o símbolo escolhido.

- Até 21/08/2009 - Enviar o nome e telefone da pessoa no Estado que será referência para dar as notícias e informações do Grito, na Semana da Pátria e no dia 7 de Setembro.

*** Os locais onde for possível gravar o ato do grito e entrevistar algumas pessoas com a pergunta, nome completo, a cidade, e qual o grito local. Para o material de DVD que fazemos todos os anos tenha a cara das diversas manifestações que ocorrem por todo o Brasil, se não puder gravar, mandem fotos, escrevam/relatem qual o grito local.


Errata: No jornal tablóide nº 43, publicamos que em 12/08, celebramos 15 anos do assassinato de Margarida Maria Alves. Na verdade são 26 anos de seu assassinato.


Agende-se:
- 03/09/2009 - Coletiva Nacional de Imprensa, em São Paulo. Os Estados/locais devem ver a melhor data para suas coletivas e comunicar a Secretaria Nacional com urgência.

**Estamos aguardando as noticias da organização do seu Grito para socializar.


Expediente:
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira, Maria Goretti Rodrigues
Correio eletrônico: gritonacional@ig.com.br / gritonacional@terra.com.br / www.gritodosexcluidos.org

Nenhum comentário: