Informativo Ecos do Grito - Nº 95 - Agosto/2009

ECOS DO GRITO
Informativo nº. 95 – Agosto/2009

“Vida em Primeiro Lugar:
A força da transformação está na organização popular”


Articuladores/as do Grito dos/as Excluídos/as:

Enquanto “os brasileiros e brasileiras” assistem as notícias das bandalheiras vindas do senado, mais precisamente envolvendo o presidente da casa, José Sarney, de todo o país chegam também as boas novas, os ecos do Grito, mostrando que a transformação no país que queremos está na organização popular:

Porto Alegre/RS: O lançamento do Grito acontece no dia 25/08, às 18h, na Sala do Fórum Democrático da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, com a realização de um painel de debate aberto à plenária, com a presença de Dom Alessandro Ruffinoni, bispo referencial do Setor das Pastorais Sociais da CNBB Regional Sul 3, Celso Woycuechowski, presidente da CUT/RS e Milton Viário.

São Paulo/SP: Dia 19/08 aconteceu a reunião de preparação do Grito, onde saiu a proposta do ato dia 07/09, a partir das 10h e caminhada até o Parque da Independência (Museu do Ipiranga). A próxima reunião será dia 26/08, às 9h30, na Pastoral Operária Metropolitana.

Taubaté/SP: Acontece de 31/08 a 04/09 a Semana Social Diocesana da Diocese de Taubaté, na Faculdade Dehoniana, das 19h30 às 22h, com a seguinte programação: dia 31/08: Nossas questões sociais e os “gritos silenciosos” em nosso meio; dia: 01/09: Injustiças sociais; dia: 02/09: Direitos sociais; dia 03/09: Justiça e participação popular; Dia 04/09: A paz é fruto da justiça.

Macaé/RJ: Já foram realizados cinco Gritos consecutivos. Macaé, conhecida como a capital do petróleo grita por vida e oportunidades para os filhos da terra, por participação popular e pela defesa intransigente da vida e da justiça; pelo fim de oligarquias e pela democratização dos meios de comunicação. Com a participação da Pastoral da Juventude e o Movimento Fé e Política, o Grito, em Macaé, será dado no dia 7 de setembro, às 9 horas, em um ato no bairro Virgem Santa, localidade que reflete o descompasso da cidade com o advento da indústria do petróleo e a falta de planejamento dos que governam.

Belo Horizonte/MG: No dia 22/08 foi realizado o Seminário Preparatório para o 15º Grito, no Salão Paroquial da Igreja N. Sra. da Conceição, que contou com a assessoria do padre Alfredinho.

Montes Claros/MG: De 30/08 a 05/09, a Paróquia Nossa Senhora da Consolação de Montes Claros realizará a semana da festa de sua Padroeira, com o tema “Senhora da Consolação: Nosso Consolo e Ajuda!”. Dia 30/08, abertura; 31/08: “A Defesa da Vida”, uma recordação à Campanha da Fraternidade de 1984 e 2008, com Celebração no Córrego do Cintra; 01/09: “A Saúde”, uma recordação da Campanha da Fraternidade de 1981, com celebração na sede do Programa Saúde da Família (PSF) do Bairro Cintra; 02/09: “O Problema do Trânsito”, recordação da Campanha da Fraternidade de 2008, com celebração no Posto São Cristóvão; 03/09: “A Segurança”, um reforço à Campanha da Fraternidade de 2009, com celebração no Batalhão; 04/09: “Juventude e Educação”, uma retomada da Campanha da Fraternidade de 1982 e 1992, com celebração na Escola Estadual Simeão Ribeiro Santos e 05/09: “Paróquia, Comunidade em Defesa da Vida” com celebração e caminhada até a Igreja Matriz.

Dourados/MS: No dia 15/08 houve manifestação contra a corrupção, ao longo da Av. Marcelino Pires em frente a Praça Antonio João, quando foram distribuídos adesivos de carros com a mensagem “fora corruptos”. A atividade teve como objetivo mobilizar a população para 2ª Semana da Consciência Política, que acontecerá de 31/08 a 05/09.

Salvador/BA: As reuniões de preparação começaram em julho. Antecedendo o Grito, acontecem as oficinas da Semana Social, de 31/08 a 03/09, nas comunidades. Programação: 31/08, às 19h, no Auditório do Centro Pastoral – Dorotéias; 01/09, locais: diversas comunidades - 1. MSTB - Acesso à moradia, Local: Acampamento do MSTB (BR 324), às 19h; 2. ACOPAMEC - Temática: Violências e Banalidades, local: Sede da ACOPAMEC (Mata Escura), às 14hs; 3. Paróquia N. Sra. de Guadalupe, Temática: A violência e suas dimensões, local: N. Sra. Guadalupe (Alto do Peru), às 19 às 21 hs; 4. Comunidade de Pau da Lima, temática: A Violência nos Bairros, local: Paróquia N. Sra. Auxiliadora, às 19hs. Dia 02/09, 1. ACOPAMEC. Temática: Violências e Banalidades, local: Sede da ACOPAMEC (Mata Escura), às 16 hs. 2. Paróquia N. Sra. de Guadalupe, temática: A violência e sua dimensão, local: N. Sra. Guadalupe (Alto do Peru), às 19hs. 3. Comunidade da Trindade, temática: Violência com Moradores de rua, local: Igreja da Santíssima Trindade (Água Meninos), às 19hs. 4. Quilombo do Orubu, temática: Violência Policial e os extermínios da população negra e pobre, local: Quilombo do Orubu (Cajazeiras), às 19hs; 5. Comunidade do IAPI, temática: A Violência e as drogas, local: Associação de Moradores Jd. Eldorado, às 19. 6. MNLM – Movimento Nacional de Luta pela moradia, temática: Não aos despejos forçados, local: Ocupação Fonte do Tororó (Tororó), às 19hs; Dia 03/09 – Oficinas, 1.ARCCA- Acesso, Reintegração a comunicação, Cultura e Arte, temática: Acessibilidade na Cidade de Salvador, local: Centro Cultural da Câmara, às 8h30;

Mossoró/RN: No dia 14/08 foi realizado ato político da Jornada Nacional de Lutas Unificada, que faz parte da atividade.

Fortaleza/CE: No dia 22/08 aconteceu a Plenária do Grito para os encaminhamentos finais e articulações para o 15º Grito.

Manaus/AM: No Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus, aconteceu no dia 21/08 a reunião de preparação do Grito. No dia 25/08, na Praça do Relógio, às 15h, aconteceu um manifesto, gritos que insurgem da realidade amazonense, gritos contra a corrupção no estado, a precariedade do transporte coletivo, a violência na cidade e outras situações. O Grito será no dia 07/09, às 15hs, na Bola do São José.

Boa Vista/RR: Já foram realizadas diversas reuniões para preparação do 15º Grito, que retornará a ser feito no centro da cidade, partindo do bairro Caetano filho, conhecido como "beiral", lugar de exclusão, de tráfico de droga e seres humanos, e de prostituição. Passará pelo comércio e ruas do centro até à Praça Odelário Tamega (nome de um jovem indígena de Normandia, morto em consequência da violência da polícia, Lembrando que o Estado Brasileiro foi condenado pela organização dos Estados Americanos a um solene ato público de desagravo em fevereiro de 2006, com a presença de autoridades e da sociedade civil. Além disso, o governo brasileiro deve pagar aos pais uma pensão vitalícia).

FIQUE POR DENTRO:
- Enviar para a Secretaria Nacional as programações dos Pré-Gritos e Gritos, locais e o símbolo escolhido.

- Enviar o nome e telefone da pessoa no Estado que será referência para dar as notícias e informações do Grito, na Semana da Pátria e no dia 7 de Setembro.

*** Se for possível, gravar o ato do Grito, entrevistar algumas pessoas, perguntando o nome completo, a cidade, e qual o grito local. Isso, para o material de DVD que fazemos todos os anos tenha a cara das diversas manifestações que ocorrem por todo o Brasil. Agora, se não for possível gravar, mandem fotos, escrevam/relatem qual o grito local.

Errata: No jornal tablóide nº 43, publicamos que em 12/08 lembramos 15 anos do assassinato de Margarida Maria Alves. Na verdade, são 26 anos.

Agende-se:

-03/09/2009 - Coletiva Nacional de Imprensa, em São Paulo. Os Estados/locais devem ver a melhor data para suas coletivas e comunicar a Secretaria Nacional com urgência.

**Estamos aguardando as notícias da organização do seu Grito para socializar.

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira, Maria Goretti Rodrigues
Correio eletrônico: gritonacional@ig.com.br / gritonacional@terra.com.br / www.gritodosexcluidos.org

Nenhum comentário: