Assembleia Popular conquista tarifa social no Espírito Santo

Nesta sexta-feira (14/8), os bairros organizados na Assembleia Popular participaram do Ato Unificado da Jornada Nacional de Lutas e conquistaram, novamente, a Tarifa Social de Energia Elétrica. Com cerca de 200 integrantes, a Assembleia Popular ocupou a sede da empresa Escelsa, no centro de Vitória, e realizou a entrega das auto-declarações solicitando a tarifa social de energia. Todos protocolaram o documento e já devem receber o desconto a partir da próxima conta.

A Assembleia Popular, por meio da campanha “O preço da luz é um roubo!”, organiza a população dos bairros da Grande Vitória em torno da bandeira da Tarifa Social de Energia, que possibilita um desconto na conta de luz para quem consumir entre 80 e 180 kwh de energia elétrica e que tenha ligação monofásica. A primeira entrega coletiva do movimento foi realizada em maio e as famílias já estão recebendo o benefício.

Essa é uma forma de reivindicação e também de denúncia da exploração das grandes empresas de energia elétrica sobre a população, que paga cerca de 45 centavos pelo kwh de energia, enquanto empresas como a Vale pagam apenas 4 centavos.

Ato Unificado

A entrega das auto-declarações solicitando a Tarifa Social de Energia foi precedida pelo Ato Unificado da Jornada Nacional de Lutas contra os impactos da crise econômica. Cerca de 600 integrantes de movimentos sociais, centrais sindicais e entidades caminharam na Pracinha de Jucutuquara até o Palácio da Fonte Grande, no centro de Vitória, sob o lema de que “Os trabalhadores não vão pagar pela crise!”


Fonte: www.mst.org.br

Nenhum comentário: