Seminário Regional de Articulação para o Grito dos/as Excluídos/as

Nos dias 04 e 05 de Julho de 2009, o Regional Nordeste 2 da CNBB, através do Setor Pastoral Social, realizou em Campina Grande/PB, um Seminário Regional, em preparação ao 15º Grito dos/as Excluídos/as.

O Seminário reuniu 40 lideranças representantes das dioceses, pastorais sociais, CEBs, e alguns movimentos e organizações sociais e populares, como as Pastorais Operária, da Criança, da Terra, dos Migrantes, Assembleia Popular, Escola de Fé e Política e Cáritas Brasileira, dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.

A temática discutida foi o próprio lema geral do Grito dos/as Excluídos 2009, “Vida em primeiro lugar – A força da transformação está na organização popular”, a partir dos gritos cotidianos e de uma análise de conjuntura da Crise.

Enfim, o Grito dos/as Excluídos/as será, pela 15ª, vez uma manifestação popular carregada de simbolismo, um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural, de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas, sonhos e lutas dos/as excluídos/as.

Segundo o Padre Jandeílson Alencar, articulador do Setor Pastoral Social, “Os seminários tem fortalecido o trabalho de sensibilização e mobilização nas dioceses para a apropriação de temas nacionais para o trabalho com os excluídos/as".

Grito dos/as Excluídos/as (Brasil): www.gritodosexcluidos.org


Texto: Danielson Lima e Elson Matias.

Nenhum comentário: