MAB realiza 3ª Etapa do Curso de Energia em convênio com a UFRJ

Desde a última sexta-feira (10 de julho), 65 estudantes do MAB e de diversos movimentos sociais de todas as regiões do Brasil, e também da Colômbia, El Salvador e Argentina, estão no Rio de Janeiro para a terceira etapa do curso de extensão e especialização "Energia e sociedade no capitalismo contemporâneo". O curso é realizado em uma parceria entre o MAB e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Os principais objetivos do curso são ampliar o acesso de integrantes de movimentos sociais ao saber científico acadêmico e contribuir para a capacitação desses militantes, aprofundando o conhecimento sobre as relações entre energia, meio ambiente e sociedade no capitalismo contemporâneo. A criação do curso inscreve-se no esforço da UFRJ de se abrir enquanto universidade aos diversos setores sociais e reitera o compromisso com movimentos sociais que lutam pela justiça social e ambiental.

A ênfase desta etapa é a preparação do trabalho de conclusão do curso, onde cada um dos alunos deverá elaborar um artigo sobre algum dos temas que perpassaram o curso. "A 3ª etapa do curso é mais um importante passo no processo de elaboração de um modelo energético popular, não somente para o Brasil, mas para toda a América Latina. Nesse contexto, a parceria entre os movimentos sociais e a universidade propicia grandes avanços, pois ao mesmo tempo em que traz para o mundo da universidade as lutas sociais, proporciona o saber teórico para a militância", afirmam os coordenadores.

O encontro acontece na Cidade Universitária da UFRJ e segue até o dia 23 de julho. Esta é a terceira das quatro etapas do curso e aos portadores de diploma de nível superior será oferecido o diploma de especialização, aos demais será oferecido o certificado de curso de extensão. Entre os professores desta etapa está o professor Dorival Gonçalves Junior, da Universidade Federal do Mato Grosso, que elaborou a tese sobre o processo histórico social de mudanças na organização na indústria de eletricidade do Brasil e é um dos teóricos que contribui com o MAB na organização da campanha contra os altos preços da energia elétrica.

Seminário Internacional dos Atingidos
Nos dois primeiros dias (10 e 11 de julho) aconteceu o Seminário Internacional do Atingidos, que contou com a presença de 120 pessoas de 46 entidades nacionais e internacionais e organizações de atingidos por vários projetos, entre eles, atingidos por barragens, empresas mineradoras, extração de petróleo e gás. O seminário foi organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e pelo Núcleo de Direitos Humanos da Fase, e teve como objetivo reunir os atingidos para debater e traçar estratégias de ação frente ao atual modelo de desenvolvimento.


Fonte: Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) - www.mabnacional.org.br

Nenhum comentário: