1º Encontro da Assembleia Popular no Nordeste - 09 a 12 de Julho

Aquilo que era um desejo coletivo se materializou numa proposta concreta: o 1º Encontro da Assembleia Popular no Nordeste. Coube ao povo lutador de Pernambuco ser o Estado acolhedor da proposta. Sendo o Centro de Formação Paulo Freire em Caruaru o local de entroncamento que encurtou as distâncias e os sonhos.

Embalados/as pelos ritmos da cultura popular, entre os dias 09 e 12 de julho, lutadores e lutadoras do Povo vindos/as de oito estados do Nordeste, pertencentes a mais de 30 movimentos e organizações sociais e populares, refletiram conjuntamente a Conjuntura política, sócio-ambiental e econômica da crise no Brasil e no Nordeste; O Projeto Popular e a plataforma mínima; As experiências dos estados do Nordeste; Os desafios da organização, da formação, das campanhas e lutas da Assembleia Popular; A resistência e a luta do povo através das manifestações culturais.

Ao longo das discussões, inúmeros desafios foram surgindo, a exemplo da articulação política, da construção da Assembleia Popular nos estados, da construção material e auto-sustentação, da construção coletiva e da troca permanente das experiências sociais, políticas, culturais, econômicas e espirituais.

Para o articulador da Cáritas Regional NE2 (PE, AL, PB e RN), Marcos Aurélio Bezerra, “a Assembleia Popular é um espaço de discussão e organização, que visa contribuir com a construção de um modelo político mais democrático. Participar da Assembleia Popular é assumir um compromisso, sendo uma boa oportunidade para retomar as mobilizações nas bases, visando à construção de um projeto popular de nação”, disse.

O primeiro encontro nacional da Assembleia Popular aconteceu em Brasília, de 25 a 28 de outubro de 2005, com a participação de mais de oito mil participantes de todas as regiões do país. A Assembleia elaborou o texto: “O Brasil que queremos. Assembleia Popular: Mutirão por um novo Brasil”, que serve de instrumento para o debate na construção de um Projeto Popular para o Brasil.

Enfim, se poderia dizer que o 1º Encontro da Assembleia Popular no Nordeste, resgatou e enfatizou a importância de caminhar juntos, da construção de lutas unitárias, da ligação entre as lutas locais e específicas com a luta geral, na construção do Projeto Popular para o Brasil, e no resgate da capacidade do povo de fazer política e transformar a sociedade.

Brasil, nós temos que lutar! A nossa ferramenta é Assembleia Popular!
Pátria Livre! Venceremos!


Texto: Elson Matias.

Nenhum comentário: