12º Encontro Intereclesial - As CEBs se encontram na Amazônia

Citado pela imprensa local como o maior acontecimento religioso, social e político do ano na capital rondoniense, o 12º Intereclesial das CEBs deverá reunir em Porto Velho/RO, entre os dias 21 a 25 de julho, cerca de 3 mil delegados de 269 dioceses brasileiras, estimando-se um contingente de clérigos em torno de 380 padres e 50 bispos. Este ano, o Intereclesial tem como tema “CEBs: Ecologia e Missão” e como lema: “Do Ventre da Terra, o Grito que vem da Amazônia”.

Já está confirmada a presença de representantes de 134 comunidades indígenas e é esperada a participação de uma centena de convidados de diversos países, principalmente das nações latino-americanas. Para a comunidade rondoniense em geral, um dos destaques do encontro são as presenças já confirmadas do bispo emérito de São Félix do Araguaia/MT, Dom Pedro Casaldáliga, da ex-ministra e senadora Marina Silva (PT-AC) e da líder indígena guatemalteca Rigoberta Menchú, Prêmio Nobel da Paz de 1992. De acordo com a programação do evento, entre outras ações, o trio vai protagonizar a atividade “Testemunho de Pessoas Proféticas”.

Esta é a primeira vez que a reunião será realizada na Amazônia, acentua Dom Moacir Grechi, presente em todos os Intereclesiais, desde o primeiro, em 1975. “O encontro é a oportunidade de colocarmos em pauta os temas voltados à sociedade da Amazônia, suas diversidades culturais, passando por comunidades indígenas, dentre outros. Há uma série de fatores importantes que devemos discutir neste 12º Intereclesial”, explica Dom Moacyr.

Neste sentido, conforme explica o responsável nacional pelas CEBs e bispo de Floresta/PE, Dom Adriano Ciocca, o encontro deverá debater assuntos importantes para a elaboração de novas políticas agrícolas no Brasil. “O 12º Intereclesial deverá tratar de vários assuntos, e um deles, particularmente,deverá chamar a atenção social, pois se trata de políticas agrícolas na região amazônica”, disse Dom Adriano.


Fonte: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – www.mst.org.br

Nenhum comentário: