Mais um episódio de violência no campo

Na semana passada, a luta pela terra teve mais um episódio de violência. Odilon Bernardo da Silva, integrante do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) foi assassinado com tiros de espingarda, em frente a sua casa, no município de Aroeiras (PB). Ainda não se tem informações sobre quem teria cometido o crime.

As lideranças do MAB sofrem constantes ameaças de morte na região. Recentemente, os atingidos estiveram acampados em uma fazenda, reivindicando a revisão das indenizações pagas e condições que lhes garantam o modo de vida que possuíam antes da barragem. Após dois meses, eles sofreram ordem de despejo, mas montaram um novo acampamento em seguida, e então começaram a receber ameaças de morte.

Outra região cujos militantes vêm sofrendo ameaças de morte é a de Tucuruí. Em nota, o MAB alertou a sociedade para o fato. “Essas ameaças têm vindo de setores ligados aos grandes interesses econômicos da região, principalmente os da grilagem de terras, do agronegócio, da indústria do carvão e da indústria madeireira, que em sua maioria, desenvolvem atividades ilegais, causando a destruição da Amazônia”, relatou o movimento.

Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra de Tucuruí, nos três últimos anos (2006-2009) 14 lideranças rurais foram assassinadas nessa região em decorrência da luta pela terra e denúncia de extração ilegal de madeiras. O último caso foi o assassinato do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tucuruí, Raimundo Nonato, em abril desse ano. Até agora nada foi feito para prender os mandantes desse crime.

As ameaças de morte que as lideranças estão sofrendo foram registradas recentemente na delegacia de polícia de Tucuruí. As lideranças ameaçadas são: Roquevan Alves Silva e Dilma Ferreira da Silva, e de forma indireta, outras lideranças também tem sofrido constantes ameaças. Enquanto isso, a justiça tem fechado os olhos para essa realidade, ocasionando um clima muito tenso na região.

Segundo lideranças do MAB, é preciso que os órgãos competentes façam uma investigação séria sobre esses crimes e que se tome uma postura para combatê-los. “Caso contrário, estaremos sendo mais uma vez coniventes com essa triste realidade de violência no campo”, afirmaram.

Apoio e solidariedade
Entidades parceiras e movimentos sociais estão mandando mensagens de solidariedade. Há também entidades de direitos humanos intervindo para levantar os suspeitos e impedir que novos casos aconteçam. Além disso, na última terça-feira, o deputado Luiz Couto (PT-PB) denunciou em Plenário o assassinato de Odilon Bernardo da Silva Filho. "Exigimos a imediata apuração e punição dos responsáveis pelo assassinato do Odilon; exigimos o fim das ameaças e da violência em Itatuba e punição aos agressores; exigimos o reassentamento imediato das famílias atingidas; e exigimos revisão das indenizações", disse o deputado.


Fonte: www.mabnacional.org.br

Nenhum comentário: