10 mil no encerramento do encontro das CEBs

Porto Velho parou neste sábado, 25, para assistir à caminhada de 3 km que marcou o encerramento do 12º Encontro Intereclesial das Comunidades de Base. Uma multidão de 10 mil pessoas tomou conta das ruas da capital de Rondônia em direção ao estádio Aloísio Ferreira, animada por enorme trio elétrico, cantando as canções das CEBs e ouvindo pronunciamentos acerca do maior evento que a Igreja Católica já realizou no estado.

O clima era de animação e alegria, apesar da surpreendente queda de temperatura que deixou a maioria do povo a tremer de frio. No estádio, o arcebispo de Porto de Velho, dom Moacyr Grechi, presidiu a missa, ladeado pelo presidente da CNBB,dom Geraldo Lyrio Rocha, e inúmeros outros bispos e padres.

Na abertura da celebração,um grupo de nove mulheres negras fez a purificação do espaço litúrgico incensando o altar, a cruz e a mesa da palavra. O estádio todo acompanhou em silêncio, numa demonstração de muita fé.

Em sua homilia, dom Moacyr, ao refletir sobre o texto bíblico da multiplicação dos pães proclamado na liturgia, destacou a importância da eucaristia na vida da Igreja e dos fiéis. “Não há fonte de graça comparável à eucaristia”, disse.

Segundo o arcebispo, ao multiplicar os pães, Jesus mostra que veio para satisfazer a necessidade de todos, mas conta com a colaboração humana. “Deus não faz nada sozinho. Quer sempre contar com nossa colaboração. Ele não que uns filhos comam demais e outros passem fome”, acentuou.

Lembrando o tema do encontro das CEBs, Ecologia e Missão, dom Moacyr condenou a destruição da Amazônia e conclamou a todos para defender a maior região do país. “Estamos dispostos, com as armas do evangelho, com doçura e coragem, a fazer tudo pela vida. Queremos uma Amazônia, fonte de vida e não eterna colônia, explorada e não beneficiada”, acrescentou o arcebispo. “Que a Amazônia se torne para todos casa da abundância de vida”, concluiu.

O presidente da CNBB,dom Geraldo Lyrio, agradeceu a dom Moacyr e à arquidiocese de Porto Velho a acolhida do encontro das CEBs. “Este encontro é intereclesial porque uma diocese convida outras dioceses para, juntas, avaliar, aprofundar e celebrar a caminhada das CEBs”, explicou. “Em nome da CNBB, das dioceses aqui representadas e de todos os participantes, digo à Igreja de Porto Velho: muito obrigado pelo 12º Intereclesial das CEBs”, disse.

Já o presidente a Comissão para a Amazônia da CNBB, dom Jayme Chemello, convidou o povo a assumir os compromissos de realizarem a Semana Missionária para a Amazônia, a ser realizada na segunda semana de outubro, e a rezar pelo aumento do número de padres a fim de que não falte eucaristia para as comunidades. “Levem as CEBs da Amazônia para suas paróquias”, pediu dom Jayme.

Símbolo do 13º
Sob os aplausos entusiasmados da multidão, dom Moacyr fez a entrega de um barco com sementes típicas da região aos cearenses como símbolo do 13º Intereclesial que será realizada em 2013, na diocese de Crato (CE).

“Agradecemos a confiança dos regionais e vamos fazer tudo para corresponder”, disse a representante dos cearenses que recebeu o símbolo.


Fonte: www.cebs12.org.br
Foto: Hiara Ruth

Nenhum comentário: