-Fundo Brasil recebe mais de 700 projetos em seu Edital 2009

O Fundo Brasil de Direitos Humanos terminou sua primeira rodada de seleção dos projetos para o Edital 2009.

As iniciativas enfocam especialmente o combate à Violência Institucional e Discriminação de Raça, Gênero e Etnia - linhas eleitas pelo Fundo Brasil para os seus primeiros anos de atuação.

As 711 propostas recebidas foram classificadas por região e por estado, com destaque para o Sudeste, com 328, quase metade dos projetos que concorrem no Edital, seguida da região Nordeste, com 203.

Em contrapartida, a região que menos mandou projetos foi o Norte, com apenas 38 propostas.

Ana Valéria Araújo, coordenadora-executiva do Fundo Brasil, acredita que estes números expressam as características do país, como o fato de que no Sudeste as informações chegam com mais rapidez e de maneira mais abrangente, ao passo que no Norte acontece justamente o contrário, especialmente pelo tamanho da região e dificuldade de acesso.

“Lamentamos ter recebido, proporcionalmente, poucas propostas do Norte, pois sabemos que há muita gente desenvolvendo trabalhos sérios no combate à violação dos direitos humanos naquela região”, afirma a coordenadora.

“Mas, acreditamos que o universo das propostas que chegaram reflete o cenário de violação de direitos humanos no país e está bem ajustado ao enfoque que estamos privilegiando, especialmente aquele dentro das diretrizes que optamos adotar nestes primeiros anos de atuação", continua.

"Além disso,analisamos como bastante positivo o fato de termos recebido projetos não apenas de todas as regiões, mas de todos os Estados brasileiros".

Passada a fase da primeira classificação, as propostas serão analisadas de acordo ao perfil e às exigências contidas no Edital, como impacto social pretendido, potencial efeito multiplicador do projeto, criatividade e caráter inovador da proposta, existência de vínculos estreitos com as comunidades com as quais as propostas se relacionam, capacidade para o desenvolvimento do projeto proposto e outros.

As iniciativas selecionadas para receber o recurso disponibilizado pelo Fundo Brasil serão anunciadas no dia 30 de junho.


Fonte: Fundo Brasil de Direitos Humanos - http://www.fundodireitoshumanos.org.br

Nenhum comentário: