-12º Intereclesial das CEBs - Do Ventre da Terra, o Grito que vem da Amazônia‏



De 21 a 25 de julho de 2009, Porto Velho vai sediar o 12º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base. O Intereclesial das Cebs acontece a cada quatro anos em um estado do Brasil. São três mil representantes de 100 mil CEBs distribuídas em 272 dioceses e em quase nove mil paróquias brasileiras. A capital de Rondônia vai receber representantes das dioceses, dos povos indígenas, dezenas de bispos e convidados, diversas denominações religiosas e delegações estrangeiras. Foram quatro anos de preparação com quatro reuniões nacionais com representantes de todos os regionais da CNBB, assessores e delegados da equipe ampliada de CEBs.

Desde 1975, data do 1° Encontro Intereclesial de CEBs de Vitória até à realização do 12º. Intereclesial de Porto Velho, as comunidades fizeram uma longa e frutífera caminhada, cuja árvore da vida, a Igreja-Povo de Deus, foi alargando sua Tenda até finalmente abraçar os povos da Amazônia, podendo demonstrar por doze edições a fecundidade das CEBs no Brasil e na América Latina (D.Moacyr). “No meio da praça e em ambas as margens do Rio cresce a árvore da vida, frutificando doze vezes por ano, produzindo cada mês o seu fruto; e suas folhas servem para curar as nações” (Ap 22,2).Existem várias formas de participação no 12º Intereclesial: três momentos distintos vão reunir toda a população de Porto Velho e municípios do Estado: a Celebração de Abertura na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no dia 21 de julho às 19h; o Show Latino-americano em defesa do ecossistema no dia 24 de julho às 19h, no Ginásio do SESI; e o encerramento com a Caminhada saindo da Igreja Nossa Senhora das Graças (Avenida Nações Unidas), às 15h e a Celebração Final no Estádio Aloísio Ferreira, às 17h.

As outras formas de participar estão reservadas para os delegados, devidamente inscritos e com crachás, distribuídos em 12 escolas que serão chamadas de rios e em salas de aulas, na escola, que serão chamadas de Canoas e no porto que será no SESI, que vão trabalhar dentro da metodologia das CEBs, Ver-Julgar-Agir os gritos, lutas e proposições da Amazônia e América Latina dentro dos eixos temáticos: Cebs, Ecologia e Missão.

São mais de 2 mil voluntários de Porto Velho e cidades vizinhas formando as equipes de serviço e 3 mil famílias cadastradas para acolher nossos delegados de todos os cantos, verdadeiros apóstolos enviados em nome de Deus e de sua Igreja, que querem continuar promovendo a cidadania eclesial dos pobres e Comunidades de fé que sejam testemunhas do Evangelho, eucarísticas, missionárias e libertadoras. Sem uma significativa rede de comunidades vivas, não há base de reestruturação para nossas perspectivas pastorais; elas constituem a raiz da força espiritual e social da Igreja.


Fonte: 12º Intereclesial das CEBs – www.cebs12.org.br

Nenhum comentário: