MISSA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

“Em nome do povo marginalizado, nos cais, nas favelas e até nos altares. Em nome do povo que fez seus Palmares, que ainda fará Palmares de novo. Palmares, Palmares, Palmares do Povo.”


No último dia 20 de Novembro, entidades e pessoas empenhadas em manter viva a memória de Jesus Cristo, e de Zumbi dos Palmares, realizaram pela 13ª vez, a “Missa da Consciência Negra”. Numa alegre celebração afro, as CEBs de Santa Rita, somadas com os/as companheiros/as de Caminhada, se solidarizaram com a “Causa Afro-Brasileira”. Este ano tivemos a alegria de contar com a presença de Dom José Maria Pires (Arcebispo emérito da Arquidiocese da Paraíba), conhecido também como Dom Zumbi.

A Missa da Consciência Negra é um verdadeiro manifesto abolicionista de todas as escravidões; é um convite ao respeito à diversidade das manifestações religiosas e é uma homenagem aos nossos irmãos e irmãs vindos da África. Rememora o homem-Deus Jesus, que entregou sua vida, sua história, seu corpo e seu sangue, pela salvação da humanidade. Ele, assassinado numa cruz, depois de ter sido julgado em dois tribunais, o religioso e o político-militar, ressuscitou. A Missa foi um espetáculo de beleza e convocação aos “Novos Palmares”.

Está na hora de cantar o Quilombo que vem vindo: está na hora de celebrar a “Missa dos Quilombos”, em rebelde esperança, com todos “os Negros da África, os afro da América, os Negros do Mundo, na Aliança com todos os Pobres da Terra”.

Axé pra todos e todas!

Nenhum comentário: