MEMÓRIAS DE UM JOVEM NO 5º NORDESTÃO DAS CEBs

“O Nordeste é a terra prometida aos nordestinos...”


“Quem se liberta não quer mais voltar às algemas!”
(Dona Lídia Ângela – 68 anos – Diocese de Caicó/RN)


“Quem tiver ouvidos que ouça!”. Nas terras do bumba-meu-boi, a mulher negra grávida traz a luz do Cristo Ressuscitado, luz que vem guiando todo o povo de Deus, e que ilumina as CEBs dos cinco regionais da grande Região Nordeste. (“Eu vi, eu vi, uma chama se acender, e o coração do meu povo aquecer...” ).

Nosso trem apitou lá pras bandas da ilha de Upaon-Açu, São Luís do Maranhão. O Trem das CEBs, Trem do Povo de Deus, guiado pelo Deus do Povo, carregou 350 participantes (delegados/as, convidados/as, assessores/as, representantes de entidades, povos indígenas, comunidades quilombolas e afro-descendentes), 130 famílias hospedeiras e 150 companheiros/as das equipes de serviços de apoio. (“Lá vem o trem das CEBs caminhando com o seu povo...” ).

Iluminados/as pelo tema “CEBs: Ecologia e Missão” e pelo lema “Do Ventre da Terra Amazônica, o Grito que Ecoa no Nordeste”, partilhamos e fortalecemos as experiências, a articulação, a cultura e a espiritualidade das CEBs do Nordeste. Através das Tendas, refletimos a fé e a vida: Bíblia e Ecologia; Meio Ambiente e Cidade; Grandes Projetos; Rios e Barragens; Semi-Árido. (“De repente a nossa vista clareou...” ).

De todo o Nordeste, fizemos ecoar os gritos e os clamores desse povão sofrido, ao mesmo tempo crente, feliz e resistente, além dos gritos/clamores de toda a Criação de Deus. No altar da vida e da esperança, celebrou-se a caminhada das CEBs do Sertão e do Cerrado, da Caatinga e das Florestas, das Praias e do Agreste, sentindo a mística de força e resistência das CEBs nordestinas. (“De todos os cantos viemos para louvar o Senhor...” ).

Nas casas das famílias que nos acolheram, sentimos a alegre recepção do povo de São Luís do Maranhão. Partilhando o pão, a vida, a experiência, as lutas e o cotidiano, as famílias das Comunidades de São Luís se entusiasmaram com a realização do 5º Nordestão das CEBs. (“O pão repartido é melhor, faz a gente ser comunidade...” ).
A memória dos/as mártires trouxe presente a renovação do nosso compromisso de militantes do Reinado de Deus. Erguendo o anel de tucum que todos/as traziam em seus dedos e as palmeiras verdes da vitória, gritamos os nomes daqueles/as que vieram antes de nós e que foram até o fim, até o testemunho maior. (“Teu nome é santificado naqueles que morrem defendendo a vida...” ).

As CEBs denunciaram, com a força profética do Deus de Jesus Cristo, o agronegócio, o latifúndio, a poluição, a transposição do Rio São Francisco, a monocultura, as barragens. Enfatizando a denúncia às injustiças, à exploração e à violência contra os trabalhadores/as do Campo e da Cidade, contra os povos indígenas e comunidades quilombolas e afro-descendentes. (“Todo grito por justiça que sobe do chão é clamor e profecia que Deus pronuncia para a conversão...” ).

Animados/as pelo Espírito de Deus, através da cultura nordestina, a Noite Cultural demonstrou a ação de Deus no cotidiano do Povo das CEBs do Nordeste. A fogueira esquentou a noite, os tambores e os nossos corações para a mistura das culturas afro-indígena-popular. Forró, baião, xote, bumba-meu-boi, toré, ciranda... não faltaram danças, sons, cores, símbolos, músicas, gestos, em louvor aos/às artistas da Caminhada, ao Deus Artista do Universo, e à Sant’Ana e São Joaquim. (“Olha a glória de Deus brilhando, aleluia!” ).

Coletivamente, todos os Regionais assumiram compromissos voltados para a defesa da Vida e da Integridade da Criação, além da contínua articulação e organização das Comunidades no Nordeste. (“Nossos projetos, nossos sonhos de mudança... toda esperança de um futuro mais feliz...” ).

Voltamos para os nossos Regionais cheios/as da mística das CEBs do Nordeste. Além das lembrancinhas, cocos babaçus e buritis, dos lenços, chapéus e eketés, cartazes, bandeiras e potes, beijos, abraços e saudades. Voltamos para nossas casas e partimos ao mesmo tempo, rumo ao 12º Intereclesial em Porto Velho–RO, na certeza de que nosso Deus é o “... Deus dos pequenos, o Deus humano e sofrido, o Deus de mãos calejadas, o Deus de rosto curtido.” .

Não podendo ser diferente, encerramos o 5º Nordestão das CEBs anunciando que o próximo encontro será no Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), e cantamos com o Grupo de Jovens “Fermento na Massa”, que queremos “viver e não ter a vergonha de ser feliz... a vida é bonita, é bonita e é bonita...” .


Emanuelson Matias de Lima (19 anos) – Arquidiocese da Paraíba

Nenhum comentário: