Solidariedade com o Povo do Haiti

Companheiros e companheiras,
Amigos e amigas,

Diante das notícias que nos chegam do Haiti, cresce nossa preocupação e indignação diante do processo de militarização da ajuda humanitária.

Como Jubileu Sul e outras redes e movimentos sociais, pensamos que nossa ajuda a médio e longo prazo não deve ser somente em caráter humanitário. Neste sentido, temos difundido informações de como tornar possível essas doações no imediato. Nosso apoio mais substantivo pode estar dirigido a cooperar com PAPDA (Plataforma Haitiana para o Desenvolvimento Alternativo, que reune inumeras organizações e movimentos sociais do Haiti) e com o trabalho deles e das organizações parcerias com as quais se articulam.

A proposta é de adotar o PAPDA como receptora dos recursos financeiros que temos condições de apoiar.

Estamos recebendo informações desde Porto Príncipe e sabemos que é urgente que se possa enviar para lá toda a ajuda necessária, porem também é urgente que as organizações possam voltar a ter suas funções operativas novamente. Para isso, é necessário que tenham um local (escritório) para trabalhar com todos os insumos, como computadores, gerador de energia, internet, etc.

Então, como Jubileu Sul em âmbito global, propondo que em cada país se abra uma conta bancária para arrecadar fundo das organizações amigas e que no dia 05 de fevereiro possamos enviar uma primeira remessa de recursos financeiros para garantir que nossos companheiros do PAPDA possam se antecipar aos interesses imperialistas nas propostas de reconstrução do país.

Se não houver, então, outro canal mais direto no momento, podemos dar as indicações necessárias para transferir os fundos para Santo Domingo, onde os companheiros/as da Assembléia dos Povos do Caribe, que trabalham conosco e com PAPDA, com SOFA, com a Via Campesina, com o Grito e muitas outras organizações populares no Haiti, estejam colaborando para recepcioná-los e assegurar que a ajuda chegue a um bom porto.

Acreditamos que o Haiti pode sair desta situação de maneira livre e soberana. Está nas mãos de cada um de nós fazer tudo para apoiar nosso país irmão.

Como Camille nos diz: “… Nunca necessitamos tanto de vocês!”. Vamos dar resposta a este pedido.

Atendendo a esse pedido de nosso amigo, companheiro e irmão Camille, que para nós representa o chamado de todo o povo do Haiti, o Jubileu Sul no Brasil em parceria com a Assembléia Popular Nacional, abriu uma conta para este fim específico. Recebemos notícias desde Porto Principe de que estão montando uma coordenação interorganizacional (SAKS, ICKL, PAJ, PAPDA, POHDH, ITECA, SOFA) para coordenar e fazer frente a toda essa situação, a qual o povo haitiano passa.

A sua doação, independente do valor (50,00; 20,00; 100,00 ou qualquer outro valor) será de fundamental ajuda para que os Movimentos Sociais do Haiti possam retomar suas atividades de organização e articulação do povo neste momento de estrema dificuldade.

Conta corrente:
Banco do Brasil (001)
Agência Nº 3687-0
Conta Corrente Nº 283.104-X

Na próxima segunda, o Grito dos Excluídos Continental e o Jubileu Sul Américas e Brasil farão o primeiro envio urgente de recursos aos nossos companheiros/as do Haiti de aproximadamente U$ 2.000,00, através de nossos irmãos da República Dominicana (Santo Domingo).

O próximo envio aos companheiros/as do Haiti será feito na data de 05 de fevereiro ou através da Brigada da Via Campesina que seguirá para o Haiti no final deste mês de janeiro.

Ao fazer a sua doação envie uma mensagem com o comprovante, se desejar, para registrarmos a doação para os correios eletrônicos: jubileubrasil@terra.com.br / assembleiapopular@terra.com.br ou pelo fax (011) 3105-9702.

Com nosso abraço solidário, seguimos na luta.

JUBILEU SUL / BRASIL
Tel. (55) 11 3112-1524
Cel. (55) 11 9116-3721
Fax. (55) 11 3105-9702
Skype: rosilene_wansetto
E-mail: jubileubrasil@terra.com.br
www.jubileubrasil.org.br

Secretaria operativa
ASSEMBLEIA POPULAR
Tel. (55) 11 3112-1524
Fax. (55) 11 3105-9702
E-mail: assembleiapopular@terra.com.br
www.assembleiapopular.org

Nenhum comentário: