Acampamento da Juventude do Campo e da Cidade reúne jovens de todo o Rio Grande do Sul

Juventude que ousa lutar constrói o poder popular!

Mais de 400 jovens do campo e da cidade encontraram-se nos dias 22 a 24 de janeiro em Santa Maria em mais um acampamento do levante popular da juventude do campo e da cidade junto com o 1° Fórum Social da Economia Solidária. Jovens de diversas regiões do estado debateram, refletiram, integraram-se e procuraram soluções para enfrentar através da luta e de estudo os principais problemas pautados pelos jovens.

Falta de estrutura em saúde, educação, transporte, a dificuldade de ingressar no mercado de trabalho, de ter acesso a terra e ter condições de se permanecer no campo são um dos principais pontos discutidos e tidos como prioridades de se enfrentar, além dos demais eixos de luta tirados a partir dos debates. Dentre os principais pontos de reivindicação está a luta pelo meio ambiente, pelo antiimperialismo, pela contra cultura, contra a violência, pelo enfrentamento dos principais apontamentos levantados e pela construção de uma sociedade onde campo e cidade construam juntos um poder popular que proporcione condições baseadas na justiça social, igualdade, pluralidade e diversidade cultural, onde a liberdade e a responsabilidade sejam características que andem juntas e solidifiquem a construção de mundo melhor.

O acampamento estava composto por participantes do Levante Popular da Juventude, PJR, PJ, MMC, MAB, MST, MTD e demais movimentos da Via Campesina. Trabalhos de base, plenárias regionais e um encontro estadual vão ser atividades que darão continuidade na abordagem dos temas debatidos.

O compromisso que cada um levou de sermos sujeitos na construção de um novo modelo social é mais uma forma de mostrar e solidificar que um novo mundo é possível.


Fonte: www.mmcbrasil.com.br

Nenhum comentário: