Informações sobre o processo da 2ª Assembleia Popular Nacional‏

Circular 020/2009 - Informações sobre o processo de preparação da II Assembléia Popular Nacional (25 a 28 de Maio de 2010).

Companheiros e Companheiras,
Articuladores/as da Assembléia Popular nos Estados,
Articuladores/as das entidades e movimentos sociais,

Antes de finalizar o ano de 2009, que foi intenso no trabalho nos desafiando na criatividade de dar respostas tanto no campo político e organizativos, queremos prestar algumas informações e relembrar algumas tarefas e compromissos definidos em nossa última plenária de Outubro, aspectos que diz respeito a nossa II ASSEMBLÉIA POPULAR NACIONAL marcada para os dias 25 a 28 de maio de 2010. Em reunião da Secretaria Operativa nacional da AP no último dia 15/12/09, avaliamos os passos que demos até o momento e o que falta para garantir a realização da II AP Nacional.

a)Atualização do Projeto Popular O Brasil que Queremos por Eixos de Direitos: As equipes de trabalho estão concluindo a elaboração dos textos para que possamos enviar para a Maria Luisa fazer padronização da linguagem. Algumas equipes dos Eixos de Direitos não conseguiram finalizar em sua totalidade seus textos, mas definimos que o material será enviado deste modo mesmo. Caberá a cada estado, região, local ou mesmo movimento social, pastoral complementar, atualizar, incluir e sugerir.

Quanto aos prazos, os mesmos foram revistos, ficando assim:
Ø Até o dia 22/12/09 - as equipes que ainda não conseguiram finalizar os seus textos (Direitos Políticos – Ricardo Gebrim; Direitos Civis (Fátima Sandalhel e equipe); e Direitos Econômicos (Sandra, Marcos Arruda e Ronaldo) podem fazê-lo até esta data (22/12/09) e enviar para a secretaria operativa da AP organizar e remeter a Maria Luiza para a padronização da linguagem.

Ø De 23/12/09 até 12/01/2010 – Tempo reservado para a Maria Luiza fazer a padronização da linguagem do conjunto do texto.

Ø De 12 a 15/01/2010 – Tempo reservado para que todas as Equipe de Atualização por eixos de Direitos possam verificar o texto após o trabalho de padronização da linguagem, podem fazer sugestões sobre a linguagem e modificações pequenas e que não interfira no conjunto do conteúdo.

Ø De 15 a 20/01/2010 – Tempo para que a Maria Luiza possa a partir das sugestões fazer a última redação.

Ø De 21 a 25/01/2010 – Tempo reservado para a diagramação.

Ø A partir do dia 26/01 – Envio para a impressão e imediata distribuição por via eletrônica do material diagramado. Isso para facilitar o trabalho dos estados, entidades e movimentos que tenham atividades programadas para o início de fevereiro de 2010.

Ø Final de janeiro (30)/2010 – distribuição do material impresso por via postal aos estados, movimentos, entidades e pastorais.

b) Delegados/as dos estados para participar da II Assembléia Popular Nacional e o caráter: Na Plenária Nacional outubro, definimos um números de 1500 pessoas. O caráter desta II AP não será massiva, mas de militantes para aprofundar o projeto popular O Brasil que queremos.

Caráter da II Assembléia Popular Nacional: a) Será uma AP representativa dos estados, entidades e movimentos sociais, pastorais sociais que fazem parte da AP em âmbito nacional; b) Espaço privilegiado para debater sobre o projeto popular, e já vivência-lo em nosso meio, o projeto de uma nova sociedade; c) Desenvolver o espírito de celebração, festivo, místico da AP, trabalhar com a música, poesia, teatro e suscitar as/os artistas que existem em nosso meio; d) Garantir a participação de pelo menos 1500 a 2000 pessoas de cada estado, entidades, pastorais sociais, movimentos que tem um acumulo de discussões quanto ao projeto, a AP e que possa dar continuidade a estas discussões.

Critérios que devem orientar a indicação, a escolha dos participantes: a) Os delegados devem estar envolvidos no processo de construção das AP´s locais, regionais, e estaduais; b) Vir com a identidade e o compromisso na construção do projeto Popular e da AP e o compromisso no retorno em dar continuidade ao processo da AP; c) Participar das APs Locais, estaduais, desenvolvendo um processo de preparação dos conteúdos, debatendo e atualizando os eixos de direitos do projeto popular O Brasil que Queremos; d) Considerar a representatividade de gênero no mínimo 50% dos participantes devem ser mulheres; e) Considerar a representação de todos os movimentos, entidades e pastorais nacionais que fazem parte da AP.

Dos participantes: Alguns estados já enviaram o número de suas delegações, como: SP, PR, MG, BA, MA, CE, PE, PB, MT. Dos estados que ainda não enviaram estas informações, continuamos aguardando, pois com estas informações em mãos poderemos organizar a infra-estrutura, alimentação, hospedagem e várias outros aspectos. Prazo para envio destas informações: 22/01/2010 impreterivelmente.

Cada estado ao definir os seus participantes deverá considerar o máximo de participantes definidos por região indicados/orientados na plenária de outubro passado, que foi de:
-Sul (RS, SC e PR) até 100 participantes no total dos 3 estados;
-Sudeste (SP, MG, RJ e ES) até 350 participantes no total dos 4 estados;
-Centro-Oeste (MS, MT, GO, TO e DF) até 250 participantes no total dos 5 estados;
-Norte (PA, AM, RO) até 100 participantes no total dos 3 estados;
-Nordeste (MA, PI, PB, PE, RN, AL, SE e BA) até 450 participantes no total dos 8 estados;

Entre todos os movimentos, pastorais nacionais (um a dois representantes de cada organização) até 100 participantes no total.
Convidados internacionais até 50 no total.
Equipes de trabalho – até 100 pessoas
Total: 1.500 pessoas

(obs.: cada representante/articulador da AP nos estados deverá fazer contato com os demais da sua região para entrar num acordo sobre o número de participantes para cada estado. Caso haja alguma dificuldade, estaremos à disposição para contribuir).

c) Coordenação geral da II AP: na Plenária também definimos formaremos uma coordenação nacional em conjunto com a secretaria Operativa Nacional, a Equipe de Atualização do projeto popular O Brasil que Queremos, e mais DOIS representantes das AP´s dos estados. Aguardamos a confirmação dos nomes dos dois coordenadores de cada estado para já incluir na lista e convocar para as reuniões.

Prazo para envio destas indicações: 22/01/2010. Logo enviaremos a lista com as tarefas e as equipes de trabalho onde cada um poderá contribuir se auto-indicando para as tarefas ou mesmo indicar pessoas que irão para a II AP para contribuir com as tarefas.

d) Finanças: Para garantirmos a realização da II AP Nacional, teremos que fazer um grande mutirão para garantir o financiamento da mesma. Fizemos alguns projetos e enviamos a entidades de cooperação internacional, bem como enviamos solicitação de recursos para estatais. Este apoio, caso seja aprovado, cobrirá custos com hospedagem, alimentação, infra-estrutura, material, passagem para assessores e convidados e apoio para o transporte. Mas lembramos a todos que como definido na plenária, cada região/estado virá com aproximadamente um ônibus, ver dados acima, a indicação é de que cada região busque formas para subsidiar o transporte (ônibus) e a alimentação dos participantes em viagem.

Para os orçamentos dos ônibus, deve-se considerar Brasília/DF, detalhes sobre o local exato enviaremos em breve, pois estamos ainda em processo de negociação.

e) Cartaz da II Assembléia Popular Nacional: Devido à dificuldade de contato com Pavel Egüez (muralista indicado para fazer a arte do cartaz da II AP). Redefinimos na última reunião da Secretaria Operativa da AP (15/12/09) de que faremos a arte a partir de alguns fragmentos retirados de obras já existentes do Pavel. A Luciane (Grito Continental) foi indicada para preparar algumas propostas e circularemos em breve para observações e sugestões. Até 30/01/2010 tentaremos enviar o cartaz juntamente com o material do projeto Popular O Brasil que queremos.

f) Plenária nacional da Assembléia Popular – 23 a 25 de março de 2010:
Os objetivos desta plenária são:
- preparação da II Assembléia Popular Nacional, definição da programação da II AP, assessoria, infra-estrutura e demais encaminhamentos necessários para a organização da mesma.
- Balanço do processo de debate e atualização do projeto popular O Brasil que Queremos;
- Balanço sobre a realização das APs locais, regionais e estaduais, processo de mobilização;
- debater sobre os desafios para a continuidade, perspectivas de construção da Assembléia Popular para a II AP e posteriormente

Mais adiante enviaremos a proposta de programa com mais detalhes.

LOCAL: São Paulo (Casa de Encontros Sagrada Família no Ipiranga).
Chegada: 23/03 final do dia, noite.
Término: 25/03 às 18hs (importante destacar as pessoas que ficarão para o Encontro dos Articuladores do Grito que será na sequência – 26 a 28/03/2010).

PARTICIPANTES (critérios): devem participar membros das equipes de trabalho, indicados para a coordenação (dois de cada estado) mais representantes das entidades/pastorais e movimentos sociais nacionais.

Logo mais enviaremos o relato da reunião da Secretaria Operativa da Assembléia Popular que tem mais detalhes e informações sobre os encaminhamentos da II AP e do conjunto do trabalho.

Aproveitamos a oportunidade para em nome da Secretaria Operativa Nacional da Assembléia Popular agradecer o empenho, o apoio de todos os articuladores/as nos estados, regiões, locais e dos movimentos/entidades e organizações sociais.

Desejamos um FELIZ NATAL e que as nossas esperanças e alegrias sejam renovadas no ano de 2010 na luta e na busca de respostas, de alternativas frente aos desafios na construção do Brasil que Queremos. Desejamos para o próximo ano de 2010 muita energia, alegria, paixão para a construção do Brasil que Queremos a luz do Projeto Popular construído em Mutirão.

Abraços cheio de agradecimentos e desejo de muita energia para enfrentar o novo ano que bate a nossa porta!

Rosilene e Marli
p/ Secretaria Operativa
Assembléia Popular Nacional
Tel.: (11) 3105-9702/3112-1524

Nenhum comentário: