-OCUPAÇÃO DANDARA - "CAMPO E CIDADE SE TRANSFORMARÃO....!"

CARTA DE APOIO

A madrugada do último dia nove de abril anunciou em Belo Horizonte um novo momento para a luta popular em nosso país. Nascia a Ocupação Rururbana Dandara.

Fruto da aliança entre o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), as Brigadas Populares e Fórum de Moradia do Barreiro, a ação inicial contou com cerca de 150 famílias sem teto, que se multiplicaram em mais de mil. Hoje já existem além destes cerca de 300 que já integram o cadastro de espera. A tão falada crise econômica mundial parece haver chegado ao Brasil e a BH, e não é nenhuma marolinha. E seus efeitos já foram sentidos pelo povo pobre da periferia, que saem em busca de seus direitos, afinal, a crise não é culpa dos pobres e sim dos ricos capitalistas.

A Ocupação Dandara foi organizada a partir de uma demanda real em nossa sociedade: a construção das Reformas Urbana e Agrária; uma aliança que pretende apresentar alternativas aos excluídos e excluídas da cidade e do campo, que enfrentam dia após dia os obstáculos para sobreviver neste mar de desigualdades.

Onde a propriedade é mais valorizada que o ser humano, não poderia ser diferente: só em Belo Horizonte são cerca de 80 mil imóveis ociosos e 55 mil famílias sem moradia. Uma conta fácil de ser resolvida se não fosse a proteção aos interesses das elites. O déficit habitacional total em BH beira 200 mil unidades entre valores quantitativos e qualitativos. No Brasil o total chega a 8 milhões!

Os 400 mil metros quadrados abandonados há mais de 40 anos seguem sustentando barracas e sonhos de milhares de trabalhador@s. Os integrantes da Dandara querem destinar toda esta terra para um sistema de habitação urbana que envolva sistemas produtivos agrícolas e não-agrícolas, em regime de cooperação e associativismo. Estamos chamando este sistema de rururbano. Porém, o Estado, cumprindo seu papel de sustentar em primeiro lugar os interesses capitalistas, continua a dificultar a ação e frustrar o sonho dos trabalhadores.

Na última terça-feira (14/05), foi concedida liminar de reintegração de posse à Construtora Modelo, que se alega proprietária. O terreno apresenta uma série de irregularidades tributárias, o que não impediu a Justiça de favorecer à construtora.

Diante da importância dessa luta que está sendo travada, nós, representando movimentos, organizações e demais entidades nos solidarizamos com a Ocupação Dandara, apoiando sua reivindicação pela função social da propriedade e os direitos fundamentais das mais de mil famílias acampadas.


Belo Horizonte, 17 de abril de 2009.

Nenhum comentário: