DOM CAPPIO ENCERRA JEJUM, MAS LUTA CONTRA TRANSPOSIÇÃO CONTINUA!

Depois de 24 dias, frei Luiz Cappio encerrou ontem, dia 20, a greve de fome contra o projeto de transposição do Rio São Francisco. Cappio passou mal na última quarta, quando foi internado. Na carta do fim do jejum ele diz que “uma de nossas grandes alegrias neste período foi ter visto o povo se levantando e reacendendo em seu coração a consciência da força da união”.

O anúncio do fim do jejum foi feito ontem, durante celebração da missa na Capela São Francisco, em Sobradinho (BA), local em que permaneceu em jejum. Na carta (leia abaixo), frei Cappio afirma que vai continuar a luta em defesa do São Francisco e contra o projeto de transposição.

Na quarta-feira, dia 19, o bispo foi internado na UTI do Hospital Memorial de Petrolina, após desmaiar. Na quinta, ele deixou a unidade e foi para um apartamento. Desde que iniciou do jejum, em 27 de novembro, até a última segunda-feira, dia 17, o bispo já tinha perdido oito quilos. Antes de desmaiar, em vez de soro, Dom Cappio vinha ingerindo apenas água.

Esta é a segunda vez que o bispo faz greve de fome contra a transposição. Em outubro de 2005, ele permaneceu 11 dias sem se alimentar em protesto contra o projeto. Na ocasião, o governo Lula havia se comprometido a abrir o diálogo sobre alternativas ao projeto de transposição, o que não foi cumprido.

Nenhum comentário: