Honduras: Pelo fim da repressão e pelo restabelecimento da ordem constitucional

Diante do retorno do Presidente legitimo de Honduras Manuel Zelaya ao seu país, desde o Jubileu Sul/Américas queremos manifestar mais uma vez nosso mais profundo apoio e respaldo ao restabelecimento da ordem constitucional neste país irmão.

Repudiamos a resposta repressiva do regime golpista as massivas manifestações populares que estão sendo produzidas no país. Não se pode nem se deve tentar deter, por meios de postos de controle e o estabelecimento do toque de recolher, o direito de milhões de hondurenhos a continuar a manifestar-se para restabelecer a ordem democrática.

Exigimos o pleno respeito às garantias constitucionais e a integridade física de cada um dos manifestantes, como também da vida do Presidente Zelaya, de sua família e da soberania territorial da embaixada brasileira, onde permanecem protegidos.

Ao mesmo tempo denunciamos a perseguição que estão sendo submetidos diversos dirigentes sociais, como as ações levada a frente pelo regime para interferir nos meios de comunicação e gerar informações confusas mediante a interrupção de programas de televisão e rádio, dos serviços de telecomunicação e da energia elétrica na zona onde se encontra a embaixada brasileira.

Ao longo destas últimas semanas, a unidade das forças populares em resistência, junto com o apoio dos movimentos e organizações de todo o continente e o posicionamento de alguns governos, possibilitou até o momento, evitar a consolidação e o reconhecimento deste regime golpista. Reiteramos nosso compromisso e fazemos um chamado a todos os movimentos e governos da região a redobrar os esforços em solidariedade ao povo hondurenho nestas horas decisivas que terão que enfrentar. É o futuro dos povos latino-americanos e caribenhos que hoje está em jogo naquele país.

Hoje, somos todos Honduras!

Jubileu Sul/Américas
22 de setembro de 2009.


Fonte: www.jubileubrasil.org.br

Nenhum comentário: