Greve dos bancários: bancos ameaçam demitir grevistas em manifestação

Bancários de agências privadas correm o risco de serem demitidos caso participem de manifestações organizadas pela categoria, em greve desde a última quinta-feira (24). A Justiça brasileira se posicionou a favor do pedido dos bancos particulares e determinou multa e prisão para quem descumprir a decisão.

O secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região, Marcos Túlio, comentou.

“O interdito pribitório [decisão judicial] é um instrumento utilizado pelos bancos como forma de coibir qualquer tipo de manifestação que, segundo eles, possam turvar a tranquilidade do cliente ou mesmo impedir o ingresso dos bancários dentro da agência. Isso [está acontecendo] por todo o Brasil.”

Os bancos também querem diminuir a participação dos trabalhadores de 15% para 4% nos Lucros e Resultados das empresas. Apenas de janeiro a março deste ano, o governo Lula, com linhas de créditos oferecidas aos bancos, rendeu ao setor mais de R$ 14 bilhões de lucros, blindando os bancos da crise internacional que atingiu o país.

“Provisionando R$ 2,25 para cada real supostamente não recebido [pelos bancos em razão de empréstimos], os bancos encontraram uma forma de fazer com que o lucro diminuísse no papel e, consequentemente deixasse de repassar a parte que seria cabível aos empregados.”

Mais de 2.2 postos de trabalho foram fechados no primeiro semestre de 2009. As fusões entre bancos privados motivaram o setor a despedir e contratar novos funcionários ganhando pouco mais da metade dos salários dos trabalhadores demitidos.

Aline Scarso, da Radioagência NP.

Fonte: http://www.radioagencianp.com.br

Nenhum comentário: