Honduras reage ao golpe militar com greve geral

Forças populares hondurenhas convocam uma greve geral no país nesta segunda-feira (29/06), após sofrer um golpe militar neste último fim de semana. O objetivo é mostrar apoio ao presidente constitucional da república, Manuel Zelaya. No último domingo, Honduras teve o presidente eleito deposto e, em seu lugar, empossaram Roberto Micheletti, presidente do Legislativo.

O presidente da federação Unitária de Trabalhadores de Honduras, Juan Carlos Barahona, afirmou em entrevista que o povo deve manter a resistência, exigindo a volta do presidente eleito em 2005. Além disso, trabalhadores de diversas organizações sindicais declararam apoio e legitimam a greve pró Zelaya.

Países da América Latina saíram em defesa de Manuel Zelaya, condenando o golpe militar. Juan Carlos Barahona, atual comandante de Honduras, condenou a mídia de seu país, a qual relacionou culpada pela oposição de outros países latino americanos ao golpe. O Presidente Luís Inácio Lula da Silva declarou que Honduras não deve aceitar qualquer outra saída que não seja a democracia.

(Com informações do Vermelho)


Fonte: MST – www.mst.org.br

Nenhum comentário: