+VIA CAMPESINA PARTICIPA DE ATO CONTRA CRISE MUNDIAL


Nesta segunda-feira (30/3), dezenas de integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) ligados à Via Campesina do Alto Uruguai Gaúcho e Campos de Cima da Serra participam das manifestações contra a governadora Yeda e contra a crise mundial, em Porto Alegre. O ato também agrega entidades representativas do movimento sindical, estudantil e popular.

Nesta semana os atos contra a crise mundial e em defesa dos trabalhadores estão acontecendo em todo o mundo. A jornada internacional de ações foi definida na Assembléia dos Movimentos Sociais, durante o Fórum Social Mundial de Belém/PA, em janeiro passado. No Brasil, as ações devem acontecer em todas as capitais, estão sendo esperados milhares de manifestantes, pois 800 mil trabalhadores já foram demitidos nos últimos cinco meses. Em São Paulo, estado em que houve o maior número de demissões, desde a semana passada militantes realizam panfletagens e hoje a manifestação acontece na Av. Paulista, coração financeiro do país.

No Rio Grande do Sul, a situação não é diferente, se na cidade os trabalhadores são demitidos, no campo eles são criminalizados. O Governo Yeda é considerado pelas organizações populares gaúchas como um dos piores que o estado já teve. O histórico de perseguição e criminalização aos militantes e movimentos sociais gaúchos se intensificou muito nos últimos anos. Umas das reivindicações dos manifestantes é a realização da Reforma Agrária como uma alternativa para a crise econômica, por garantir a produção de alimentos e para fomentar as pequenas agroindústrias, fortalecendo o mercado interno e promovendo justiça social.

“As mobilizações do dia 30 representam o começo de uma jornada de lutas que deve seguir durante este ano. O povo brasileiro não vai assistir passivamente aos efeitos da crise do capitalismo. Esperamos que a unidade das forças populares fomente lutas sociais em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras, para a construção de um projeto popular de desenvolvimento para o Brasil”, afirmam os coordenadores dos atos nacionais.

Fonte: MAB - www.mabnacional.org.br

Nenhum comentário: