+MOBILIZAÇÃO CONTRA SARNEY REÚNE CERCA DE 1500 EM SANTA RITA/MA

Depois de 33 km percorridos, na manhã de terça-feira (25) a "Marcha Pela Democracia no Maranhão" chegou a Santa Rita para a realização de um grande ato político, que reuniu 1.500 pessoas.

Com muita expectativa, a população de Santa Rita esperava na praça principal da cidade os 400 marchantes que lá montaram acampamento. A cidade, que dista cerca de 90 km de São Luis, tem histórico de recepção de marchas. “Foram inúmeras as marchas que passaram por aqui”, recorda a professora Iolanda da Silva. “Porém, uma caminhada com tantas representações, tantas bandeiras juntas por um único objetivo é a primeira que acontece”, conclui ansiosa pela chegada dos marchantes.

A Marcha realizou no final da tarde de quarta-feira (26) um ato que denunciou e debateu a situação política do Estado do Maranhão. A mobilização teve a presença do ex-ministro das cidades Olívio Dutra, que também deu seu depoimento. “Não foi fácil conquistar o direito de votar. Durante muito tempo na história só votavam os amigos do rei. Hoje, todos podem votar, mas ainda é necessário lutar para que nosso voto seja reconhecido”, desabafou Dutra com a população durante sua fala.

Os marchantes, em sua maioria camponeses, permanecem animados e decididos a seguir até o fim da caminhada, em São Luís. “Votei em Jackson Lago e quero que meu voto seja respeitado, por isso caminhamos”, relata Epifanio Alves, de 36 anos, que vive em um acampamento do qual 45 pessoas participam da caminhada.

Situação do Processo

O Diário Oficial da Justiça traz nesta quinta-feira (27) o Acórdão, decisão da cassação de Jackson Lago e de seu vice. Ontem, o Acórdão obteve a assinatura do presidente do tribunal, ministro Carlos Ayres Brito. Em seguida foi enviado para publicação no Diário Oficial. Com a publicação do Acórdão, a defesa do governador Jackson Lago tem três dias para encaminhar os embargos de declaração.

Daniel Leite, advogado de defesa, relata que tentaram reverter a decisão no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), onde entraram com um recurso pedindo embargos da decisão. Após a apresentação destes embargos a acusação deve recorrer dos recursos da defesa. Logo será marcado pelo TSE o julgamento dos embargos, onde será decidida a manutenção ou não da cassação do governador.

Mesmo não revertendo a situação Jackson Lago ainda pode recorrer no Supremo Tribunal Federal.

Nenhum comentário: