JUFRA: 18 ANOS VIVENDO EM FRATERNIDADE, RUMO À NOVA SOCIEDADE


Entre os dias 29/01 a 02/02, iluminados/as pelas comemorações dos 800 Anos do Nascimento do Carisma Franciscano, a Fraternidade Irmão Sol com Irmã Lua, da Juventude Franciscana (JUFRA), celebrou a sua caminhada de 18 anos em Santa Rita/PB. O tema desta Semana Celebrativa foi: “JUFRA: 18 anos em Fraternidade, rumo à nova sociedade”, e o lema foi: “É missão de todos nós, Deus chama, eu quero ouvir a sua voz”. Foram cinco dias de celebração, memória da caminhada, partilha do pão, da vida, dos sonhos e das lutas, onde ensaiaram passos de uma grande ciranda, “cantando da América a libertação.”

No dia 29/01, a companheira Mônica Muggler (missionária leiga do meio popular) ajudou na reflexão do tema: “A Missão Franciscana e a renovação da Igreja”. Estiveram presentes os que iniciaram a JUFRA em Santa Rita/PB.

No dia 30/01, as companheiras Irmã Dorinha e Irmã Rosilene (Irmãs Franciscanas de Santo Antônio) refletiram o tema: “A Missão Franciscana e o compromisso com os/as Excluídos/as”. Com a presença de Sebastião do Sindicato, e da CEB N. Sra da Conceição.

No dia 31/01, com o companheiro Flávio Rocha (missionário leigo), refletiu-se o tema: “A Missão Franciscana e a integridade da Criação”. Contaram com a presença da JUFRA de Tito Silva (João Pessoa/PB) e de Areia/PB.

No dia 01/02, celebraram a Eucaristia, presidida pelo padre Luiz Carlos (Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Santa Rita/PB), com o tema: “A Missão Franciscana e o Povo de Deus”. Contaram com a presença das CEBs João XXIII (onde foi celebrado), N. Sra da Conceição, N. Sra Aparecida, entre outras.

Encerrando no dia 02/02, com a Noite Fraterna Cultural, a partir do tema: “A Missão Franciscana e o resgate das Culturas Oprimidas”. Os/as jovens dos bairros Alto das Populares e Santa Cruz apresentaram músicas, danças, peças de teatro e um vídeo sobre cultura popular em Santa Rita. Enquanto partilhavam os alimentos, eram animados/as pela banda de pagode “Fissura”. Participaram da Noite Cultural, as CEBs, os grupos de jovens da CEB Cristo Rei, ÚNIT, Esperança Jovem, NAPESE, JUFRA de Tito Silva e de Cabedelo, além dos moradores/as dos bairros. E os/as artistas Cleyton Ferrer, Josinaldo Santos e Elson Matias, Grupo de Teatro da CEB “Cristo Rei” e Pagode “Fissura”.

Nenhum comentário: