1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE - Etapa Municipal - Santa Rita/PB

LEVANTE SUA BANDEIRA!
A Conferência Nacional de Juventude é um espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade sobre os desafios do segmento juvenil e quais alternativas devem ser tomadas pelos governos para respondê-los. Realizada de dois em dois anos, ela é um processo no qual jovens e interessados na temática de todo o Brasil se reúnem para discutir a situação das pessoas que compõem esta faixa etária e apontar quais são as prioridades de ações e programas a serem desenvolvidos pelo poder público.

Este debate inclui a avaliação sobre as políticas públicas em curso. Por isso, o Decreto xx estabeleceu que a Conferência é, juntamente com o Conselho Nacional de Juventude, espaço de controle social da Política Nacional de Juventude e de todas as ações governamentais vinculadas à ela.

A primeira edição foi lançada em setembro de 2007. Com o tema “Levante sua Bandeira”, ela irá debater três grandes temas: "Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional”, “Parâmetros e Diretrizes da Política Nacional de Juventude” e “Desafios e Prioridades para as Políticas Públicas de Juventude”. O objetivo é promover o direito à participação, fortalecer uma rede social para fortalecer as políticas de juventude, indicar ao poder público as prioridades de ações e programas relacionadas ao tema e contribuir para mudar o patamar de compreensão da sociedade sobre este segmento.

O processo terá etapas preparatórias, municipais e estaduais, culminando no momento nacional, que acontecerá em abril de 2008. A conferência vai inovar em participação com a realização de pré-conferências em instituições de ensino e conferências livres, que poderão ser organizadas por qualquer órgão de poder público ou organização da sociedade civil. As pessoas também poderão participar por meio de um ambiente virtual que estimulará debates sobre as diversas bandeiras da juventude.

Na Paraíba, através de decreto assinado pelo governo do estado em 30 de novembro de 2007, foi convocada a Conferência Estadual de Juventude, nos dias 28, 29 e 30 de março de 2008. E os municípios estão sendo convocados a realizarem conferências municipais, vinculadas à Conferência Estadual e à Nacional.

O Fórum de Juventude de Santa Rita/PB foi convidado para participar como membro da Comissão Estadual de Juventude, devido ao reconhecimento de seu trabalho com a juventude em Santa Rita/PB.
A sociedade civil convoca a realizar a 1ª Conferência Municipal de Juventude de Santa Rita/PB, que acontecerá nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2008.

Nenhum comentário: