Assentados/as ocupam sede do INTERPA em João Pessoa/PB

Cerca de 36 famílias que vivem no sítio Tambaba, no município do Conde, ocuparam a sede do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa-PB), em João Pessoa, no início da tarde do dia 09/09 (quarta-feira). A manifestação envolveu mais de 200 trabalhadores organizados pela associação de trabalhadores rurais do Sítio Tambaba.

Os trabalhadores chegaram ao Interpa-PB por volta das 13h. Segundo o presidente da associação, Edmilson Nascimento Sabino, foi a quinta vez, em cinco anos, que as famílias ocuparam a sede do instituto. “Há mais de dois anos que estamos batalhando com cinco propostas. O presidente do Interpa já nos recebeu outras vezes, mas nenhuma de nossas reclamações foi atendida até agora”, disse.

Na pauta de reivindicações, os manifestantes pediam a expedição dos títulos da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) de terra do assentamento em Tambaba; a instalação de um poço artesiano no local; a reforma das 26 casas, construção de outras 9 e ampliação de uma; além da construção de 38 cisternas e sinalização adequada para o trecho da rodovia PB-008, nas proximidades do sítio.

O diálogo com o presidente da Interpa só aconteceu por volta das 17h30. Álvaro Dantas informou que as reividicações não eram muitas. “Os títulos que as famílias cobram não dependem de nós, e sim da Justiça. As cisternas entrarão no nosso plano de trabalho, mas só para janeiro. Já a construção dos poços pode acontecer ainda dentro de 30 dias”, concluiu.

Setor de comunicação da CPT PE, com informações do Jornal da Paraíba.


Fonte: www.cptpe.org.br

Nenhum comentário: