CONFERÊNCIA DOS POVOS DO SÃO FRANCISCO E DO SEMI-ÁRIDO

Entre os dias 25 e 27 de fevereiro, reunindo 200 participantes, ocorreu em Sobradinho (Bahia) a Conferência dos Povos do São Francisco e do Semi-Árido.

Com representantes de 13 estados (AL, SE, PE, BA, PB, RN, PI, CE, MG, RJ, SP, GO e PR) além do Distrito Federal e outros dois países (Alemanha e Argentina), foram apontadas linhas estratégicas norteadoras para dar continuidade, consolidação e unificação das lutas populares, gerais e regionais, pela vida do Semi-Árido e contra a Transposição de Águas do Rio São Francisco.

Portanto, as lutas devem ser realizadas com intensidade e com apresentação das alternativas de desenvolvimento, contrárias ao modelo de “desenvolvimento” adotado atualmente, que tem aumentado conflitos e desigualdades.

Tais reflexões e encaminhamentos foram resultados de palestras, debates, plenárias e celebrações durante a Conferência. Como um dos encaminhamentos, o dia 1º de Abril, por ser considerado o “Dia da Mentira”, foi escolhido como o Dia Nacional de Luta Contra a Transposição.

O encerramento aconteceu no final da tarde do dia 28, com uma celebração nas margens do Rio São Francisco e a concretização da “Carta de Sobradinho – São Francisco e Semi-Árido se unem pela Vida”. O documento é a reunião dos principais indicativos, pontos debatidos e encaminhados na Conferência.

Algumas das entidades/organizações presentes: MPA; MAB; MMC; MST; MMM; CPP; CPT; Cáritas; IRPAA; STRs; SINDAE; Pólo Sindical de Petrolina; Fórum Permanente da Bahia em Defesa do São Francisco; CIMI; Frente Cearense por uma Nova Cultura das Águas e Contra a Transposição; Frente Paraibana em Defesa da Terra, das Águas e dos Povos do Nordeste; CESE; KOINONIA; CAA; Ministério Público da Bahia; Comitê Paulistano Contra a Transposição; PJMP; Conlutas; DCE de Minas Gerais; Consulta Popular; CRB; Comunidades Indígenas Pipipã, Truká e Tupã; Quilombolas; Vazanteiros; Geraiseiras; Catingueiras; Pescadores, entre outras.

Nenhum comentário: