SEM TERRA OCUPAM FAZENDA DE EX-GOVERNADOR DA PARAÍBA

Na madrugada desta sexta-feira (13/06), 40 famílias Sem Terra realizaram uma ocupação e montaram acampamento em área próxima ao município de Campo de Santana, no distrito de Bilingui, região do brejo paraibano.

As famílias reivindicam a desapropriação da Fazenda Volta, com mil hectares, e da Fazenda Carnaúba, com 800 hectares, ambas improdutivas. As propriedade são do ex-governador e atual senador José Maranhão (PMDB), que possui onze fazendas, uma delas no estado de Tocantins, e 30 mil cabeças de gado distribuídas pelas prorpiedades.

Em maio deste ano, o senador foi denunciado pela Andar (Associação Nacional de Defesa da Administração e do Erário Públicos, do Meio Ambiente, do Consumidor e do Cidadão da Paraíba) ao Ministério Público por enriquecimento ilícito. Durante o período em que foi governador do estado, entre 1998 e 2006, José Maranhão aumentou seu patrimônio em 580%. A Andar questiona essa variação do patrimônio e também o fato de não ter declarado à Receita Federal o valor do gado que possui em suas fazendas.


Fonte: http://www.mst.org.br

Nenhum comentário: