NEGRITUDE: QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA!

O Compromisso das CEBs com a causa afro-brasileira

A caminhada das CEBs no Brasil tem sua história com o povo negro. Não podia ser diferente, pois os negros e negras estão nas CEBs. A partir do momento em que negros e negras iniciaram o processo de descoberta e afirmação de sua identidade, passaram a ser uma nova presença que transformou em muitos aspectos a caminhada das comunidades. As CEBs foram o berço que acolheu o nascimento de vários grupos de negros e negras.

O compromisso com a causa negra é parte do compromisso com a vida e luta pelos direitos humanos e sociais assumidos pelas CEBs. Assumir a causa negra é lutar contra todo tipo de escravidão e discriminação. É assumir as lutas de libertação negra. Desde a saída da África e chegada ao Brasil, negros e negras, a partir de sua vivência da fé, buscaram formas solidárias de enfrentar os sofrimentos, estratégias de libertação e projetos comunitários de construção social. Os Quilombos, Irmandades e Terreiros representam lugar de encontro da comunidade negra, lugar de resistir ao sistema, de alimentar os sonhos de liberdade e recriar a vida.
Alguns compromissos:
- Reconhecer a presença de negros e negras no interior das CEBs;
- Acabar com o racismo na prática eclesial;
- Vencer os preconceitos que impedem de ver a presença do novo na negritude;
- Reconhecer a contribuição e o enriquecimento dos valores negros na vida eclesial, sobretudo na liturgia.

(Resumo feito a partir do artigo de Sílvia Regina, no Texto-base de preparação para o 10º Encontro Intereclesial das CEBs – Ilhéus – BA – 2000).

Nenhum comentário: