Eclesiástico 13, 23*

“Escutem bem, chefes de Jacó, governantes da casa de Israel. Por acaso, não é obrigação de vocês conhecer o direito? Inimigos do bem e amantes do mal, vocês esfolam o povo e descarnam os seus ossos; vocês são gente que devora a carne do meu povo e o esfola; quebra seus ossos e os faz em pedaços, como carne na panela, como um cozido no caldeirão. Depois vocês gritarão a Javé, mas ele não responderá. Nesse tempo, ele esconderá a sua face, por causa da maldade que vocês praticaram.” (Miquéias 3,1-4)

Sempre guardei comigo a certeza de que determinadas coisas eram muito próprias senão de todos, mas de absoluta maioria dos seres humanos.
O amor de mãe, o choro de dor, o sorriso na alegria, o não considerar-se em falta de bom senso... Jesus até nos fala um pouco sobre isso:

Mateus 7, 9: Por acaso algum de vocês, que é pai, será capaz de dar uma pedra ao seu filho, quando ele pede pão?
Mateus 7, 10: Ou lhe dará uma cobra, quando ele pede um peixe?
Mateus 7, 11: Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem!

Assim o é. Até mesmo nós, maus, com coisas boas aos nossos filhos.

Sempre achei que isso também funcionava quando o assunto pendia pro lado dos direitos humanos, afinal de contas, quem em são juízo iria meter o pau nos direitos humanos e ainda pretendia após isso, permanecer no poder?
Os seres humanos necessitam de um lugar pra morar - a esquerda concorda e a direita também.
Os seres humanos necessitam comer - a esquerda concorda e a direita também.
Os seres humanos necessitam de saúde, educação, lazer, cultura em geral, esporte, meio ambiente saudável, ... - a esquerda concorda e a direita também.

Isso sim é democracia. Todos pelo desenvolvimento sustentável do Brasil.
Mas esse ano o carnaval terminou mais cedo. Antes de começar janeiro... e os eternos foliões do bloco do poder já tiraram suas fantasias.
Tudo porque saiu-se da democracia do que todos achavam e concordavam, e passou-se a procurar uma maneira de fazer acontecer para a pipoca o que ela sempre necessitou e nunca teve.

Aí não. Vem os DEMocratas e falam de golpe branco. Vem os Militares e pedem demissão, pra ninguém mexer no que está quieto.

Vem a imprensa, que de totalmente parcial não permite que pessoas comuns como eu ou você tenhamos voz para mudar as coisas nesse país, censurando a minha e a sua liberdade de expressão.
http://www.adusp.org.br/revista/42/r42a01.pdf

Aí vem o Agronegócio e katia Abreu e a bancada ruralista no governo dizer que é preconceito com o agronegócio, coitadinho, que de tão democrata quase não tem onde morar e plantar, como grande massa de sem tetos e sem terras do nosso país.

Pois é. A direita pintou a cara, tah mostrando a face, e metendo o pau nessa história de direitos humanos, que é coisa pra pobre, preto e preso, e que pode gerar uma "insegurança jurídica", ou seja, falta de garantias legais para que eles continuem com suas riquezas e poder; Falta de institutos repressores para a manutenção do statu quo.

Pra quem não está acompanhando vamos a mais links. Vídeos e um textinho.

1. Começando com o quadro do Arnaldo Jabor de ontem a noite, 08.01.2010, que eu realmente não acreditei que ele disse isso mesmo:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1187871-7823-ARNALDO+JABOR+FALA+SOBRE+O+NOVO+PROGRAMA+DE+DIREITOS+HUMANOS,00.html

2. É como diz a presidente da Associação Nacional de Jornais, Judith Brito: "A democracia precisa de imprensa livre, precisa da diversidade de opinião". Infelizmente toda a grande mídia e imprensa estão voltados pra um só ponto de vista.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1187758-7823-PROGRAMA+NACIONAL+DE+DIREITOS+HUMANOS+RECEBE+NOVAS+CRITICAS,00.html

3. Textinho em que aparecem algumas figurinhas conhecidas do RN.

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1440167-5601,00-PLANO+DE+DIREITOS+HUMANOS+ENFRENTARA+RESISTENCIA+NO+CONGRESSO+AVALIAM+LIDER.html

Isso tudo só da globo. Tem ainda a Band com o Boris Casoy, que recentemente mostrou de forma transparente o que os setores dominantes pensam dos pobres brasileiros, com sua, agora celebre, frase: “Que merda, dois lixeiros desejando felicidades... do alto de suas vassouras. Dois lixeiros... o mais baixo da escala do trabalho”.

http://lula3vezes.blogspot.com/2010/01/31-dezembro-2009-boris-casoy-humilha.html


Tem a Record que não vai querer perder a sua fatia.

Tem ainda a Veja né... que chama de Decreto Golpista...

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-suposto-decreto-dos-direitos-humanos-prega-um-golpe-na-justica-e-extingue-a-propriedade-privada-no-campo-e-nas-cidades-esta-no-texto-basta-ler/
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/decreto-golpista-de-lula-usa-direitos-humanos-para-tentar-censurar-a-imprensa-e-quer-movimentos-sociais-substituindo-o-congresso/

Taí a democracia das classes dominantes. A democracia que os militares empurraram em 64, a democracia do dinheiro, do poder, do agronegócio, da exploração do trabalhador. A DEMocracia.

O passado nos ensina. A conjuntura semelhante.
Honduras nos ensina.
Fiquemos de olho. Pois se a direita está mostrando a cara desse jeito, é porque está vendo o desfecho. A derrota.
E é nessas horas que ela costuma ser mais violenta, mais repressora, mais ofensiva aos direitos humanos.
Se haverá outro Golpe Militar no Brasil? Não sei dizer... Mas tá na hora de lutar pra mudar tudo isso. Temos que estar prontos. Eles não vão entregar o poder dialogando não.
Continuemos na luta e luta pra mudar.
Até porque do jeito que o planeta está, a nossa mãe terra, se não for agora, se não mudarmos o sistema hoje, a forma de vida massivamente hoje, talvez amanhã não dê mais tempo.

"Mudai de vida, mudai,
Convertei-vos de coração!
Fazei a vontade do Pai,
O chão é de todos, e o pão!"

Abraços a Tod@s,

Thiago Matias.
_____________________________

*Eclesiástico 13, 23: "Quando o rico fala, todos se calam e elevam até às nuvens o seu talento; quando o pobre fala, as pessoas perguntam: 'Quem é esse fulano?' E quando tropeçam, o ajudam a cair".

Nenhum comentário: