CEBs rezam com os povos indígenas

Os três mil participantes do 12º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) lotaram o ginásio do SESI, em Porto Velho, na manhã desta quarta-feira, 22, para a oração da manhã que abriu o primeiro dia de atividades do evento. Conduzida pelos indígenas Guarani, do Mato Grosso do Sul, a oração foi acompanhada com atenção e fé pelo público.

“O que fizemos aqui, não foi um momento cultural, mas um ato de respeito e de espiritualidade, com Deus, no Espírito Santo”, disse, ao final da oração, o cacique da aldeia Tupã, no rio Tapajós, Flávio Silvio Rodrigues.

“Estamos aqui, indígenas da Amazônia, para dar testemunho de que também nós somos pessoas humanas”, afirmou o cacique, que condenou a perseguição contra indígenas e outros povos da Amazônia. “Sempre fomos perseguidos por causa de nossas terras. É dela que sobrevivemos. Sem nossa mãe terra, não podemos viver!”, protestou.

Muito aplaudido, Rodrigues deixou um forte testemunho da crença dos povos indígenas. “Vocês não estão aqui por acaso, mas vieram buscar vida. Só com Deus podemos viver. Nosso ritual foi neste sentido. Vamos levar o apoio de nosso pai Tupã a todos os povos”, concluiu.

Programação: Terminada a oração, os participantes do Intereclesial foram divididos em 12 grupos de 250 pessoas cada um. Os grupos passarão a tarde reunidos nas escolas da cidade debatendo o tema do dia: “Grito profético da terra e dos povos da Amazônia, símbolos da humanidade”.

Cada grupo é acompanhado por uma equipe de assessores que fazem introdução ao tema e subdivide o grupo em 12 pequenos grupos para aprofundamento das questões. A partir das 15h (16h horário de Brasília), haverá plenária com a apresentação dos trabalhos feitos nos pequenos grupos.

Às 16h (horário local) todos os participantes do Intereclesial se encontrarão para dar início a "Caminhada dos mártires", que seguirá para a capela Santo Antônio, onde haverá também uma celebração penitencial. Nesta comunidade, está sendo construída a usina hidrelétrica Santo Antônio.


Fonte: www.cebs12.org.br

Nenhum comentário: