1º DE ABRIL - DIA DA MENTIRA DO GOVERNO E DA VERDADE DO POVO



O 1º de abril foi um dia nacional de luta dos movimentos sociais, populares e sindicais contra as mentiras do governo. A data foi aprovada como um dia de luta contra a transposição na Conferência dos Povos do São Francisco e do Semi-árido, realizada em Sobradinho (BA), entre 25 e 27 de fevereiro. Além da mentira dos benefícios da transposição do rio São Francisco, as organizações e movimentos sociais também denunciaram outras mentiras do governo e levantaram outras bandeiras:


– Em defesa do emprego, dos salários e pela redução da jornada de trabalho;
– Por serviços públicos de qualidade. Em defesa dos direitos do funcionalismo público;
– Contra a reforma universitária e o REUNI. Em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade;

A Mentira da Transposição do São Francisco – Entre as mentiras que foram denunciadas está a transposição do Rio São Francisco, defendida pelo governo, cujo discurso é alardear que "vai acabar com a sede dos nordestinos". Na verdade, a transposição só vai beneficiar 4% da população de 4 estados, o que inclui grandes empresários do hidro-agro-negócio da região. A transposição não resolverá o problema do povo da região do semi-árido.


Na Paraíba, a Frente Paraibana em Defesa da Terra, das Águas e dos Povos do Nordeste realizou panfletagem, agitação e propaganda em diversos municípios do estado, como Campina Grande, João Pessoa, entre outros.

Nenhum comentário: